Anterior
Polícia morto em tiroteio no MIT em Boston
Seguinte
Ex-Presidente do Paquistão em prisão domiciliária
Página Inicial   >  Internacional  >  Suspeitos do atentado na maratona de Boston são irmãos

Suspeitos do atentado na maratona de Boston são irmãos

Polícia perseguiu e matou um dos suspeitos de ter colocado bombas na maratona de Boston. O outro suspeito continua a monte. Ambos terão nascido na Rússia. (atualização às 14h00)
|
Polícia divulgou esta manhã fotografia do suspeito que continua a monte
Polícia divulgou esta manhã fotografia do suspeito que continua a monte / Reuters

As autoridades norte-americanas detiveram um suspeito do atentado de segunda-feira em Boston, que entretanto morreu no hospital, e estão a perseguir outro na localidade de Watertown, a oeste daquela cidade.

A polícia garantiu inicialmente ter capturado "um terrorista", suspeito de ter matado um polícia no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e acrescentou que havia "uma forte possibilidade" do incidente estar relacionado com o atentado no maratona.

Mais tarde, confirmou a ligação e anunciou que o suspeito estava morto. Durante a perseguição policial aos dois suspeitos, que roubaram um carro, houve um tiroteio que acabou por matar um dos indivíduos, que antes tinham atirado dispositivos explosivos contra as autoridades, de acordo com o que contou Ed Davis, comissário da polícia de Boston, hoje de manhã, em conferência de imprensa.

Continua a existir um forte cerco policial em Watertown, esta madrugada (manhã em Lisboa), depois de um tiroteio com a polícia, desancadeado inicialmente por um incidente pelas 22h30 locais (3h30 em Lisboa), no campus universitário do MIT, onde um polícia foi morto a tiro.

Suspeitos da Rússia?


Aos habitantes de Watertown as autoridades locais já pediram para que permanecessem em casa, enquanto os agentes estão a fazer uma busca intensa pelas ruas da localidade. Já de madrugada, houve casas a ser evacuadas e outras a receber telefonemas automáticos da polícia a aconselhar as pessoas a manterem-se afastadas das janelas.

As autoridades, que incluem no local agentes policiais e do FBI, criaram um perímetro de segurança na zona e estão a perseguir um segundo suspeito. De acordo com a agência de notícias AP, o suspeito será Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, proveniente de uma região próxima da Tchechénia, na Rússia, mas esta informação ainda não foi confirmada oficialmente.

A AP acrescenta que o outro suspeito - Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, de acordo com o "The New York Times", citando fonte policial - provém da mesma zona e ambos viviam legalmente nos EUA há cerca de um ano. A estação televisiva NBC acrescenta que os dois homens seriam irmãos.

Há relatos de explosões ouvidas no local, de acordo com testemunhas citadas pela AP e pelo "Boston Globe", e já terão sido encontrados dispositivos explosivos e uma panela de pressão.

Médico confirma morte com "várias feridas de tiros"


Depois da confirmação da morte do suspeito do boné preto, foi realizada uma conferência de imprensa no hospital Beth Israel, em Boston, para onde o indivíduo foi levado após o tiroteio com a polícia, explicando os ferimentos.

"O indivíduo tinha vários ferimentos, no que acreditamos ter sido uma combinação de múltiplos tiros e estilhaços de uma explosão", disse o médico Richard Wolfe aos jornalistas, não querendo confirmar a identidade do homem em questão.

Transportes públicos parados


Depois do cerco a Watertown e de terem aconselhado as pessoas da zona a não saírem de casa, as autoridades estenderam o conselho às localidades de Newton, Waltham, Bellamont, Cambridge, Austin e Brighton.

Juntamente com o governador de Massachusetts, Deval Patrick, as autoridades também anunciaram que os transportes públicos na área estarão parados por tempo indefinido e que as pessoas não devem aguardar a sua reabertura - devem ir para casa.

Enquanto a perseguição ao segundo suspeito decorrer, o trânsito na zona de Watertown também foi suspenso, acrescentou a polícia.

As instituições de ensino da universidade de Harvard University, MIT, universidade de Boston, Emerson College, e Boston College foram encerradas no dia de hoje.


Clique para aceder à fotogaleria com as fotografias dos suspeitos

Opinião


Multimédia

Retrato político de um país livre

Traçámos um mapa partindo dos resultados das eleições para a Assembleia Constituinte de 1975 e dos resultados das últimas eleições legislativas em 2011. O que mudou ao longo desse tempo? Como é que cada concelho votou em 1975 e em 2011? E como evoluiu a abstenção? Clicando sobre o ano e depois sobre os concelhos, no mapa ou no filtro, surgem as respostas.

Quase ninguém ficou em casa

Foi num 25 de Abril como o deste sábado, mas há 40 anos e numa liberdade então recentemente tomada: a 25 de Abril de 1975, Portugal testemunhou as primeiras eleições livres e universais após quase meio século de ditadura. Estas são as histórias, os retratos, os apelos e as memórias de um tempo que mudou o rosto do país.

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

26 mil esferográficas, 14 mil urnas e 760 quilos de lacre. Os números de uma eleição histórica

Mais de mil caixas de lacre foram usadas pelas secções de voto que por todo o país, no dia 25 de abril de 1975, recolheram os boletins de milhões de eleitores. O Expresso percorreu os quatro mapas de despesas das eleições para a Assembleia Constituinte, elaborados pelo STAP, para saber quanto dinheiro esteve envolvido, onde e como foi gasto. Cada valor em escudos foi convertido para euros a preços correntes, tendo em conta a inflação. 

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.


Comentários 23 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma sociedade doente...
Todos os actos terroristas são de condenar
por qualquer pessoa de bem .Assim como a violência. Porque criam sofrimentos enormes nem que provoquem uma única vitima, para além da angústia, mêdo e insegurança que criam em qualquer sociedade. Mas penso que devia ser dado o mesmo realce e repulsa a todas as situações onde a violência em todas as latitudes no mundo têm acontecido, porque todos os seres humanos deviam ter o mesmo respeito, consideração e direito de viverem num mundo em Paz e tranquilidade.....

já se sabe alguma coisa sobre a identidade e motiv
Já se sabe alguma coisa sobre a identidade e motivação dos terroristas? Alguém sabe as causas da explosão no Texas e se está relacionada com os atentados de Boston?
Era importante que capturassem o outro indivíduo com vida, a fim de se obter algumas respostas, porque provavelmente haverá mais gente envolvida neste crime hediondo.
Ou então...
algo conspirativo, não?
a pergunta era:
este pc está a disparar mais rápido que o FBI
Como disse...
Sinceramente não sei...
'Suspeito do atentado na maratona de Boston morreu
Há um aspeto que aqui me falha.
Porque é que, quando o FBI divulgou as imagens dos suspeitos a andar em Boston, ela fez um apelo a todos os que conhecessem os suspeitos para os identificar (referindo-se explicitamente a amigos, colegas, familiares), mas não fez similar apelo aos mesmos para se entregarem?
Em vez disso, pintou-os como possivelmente armados e extremamente perigosos.
Ora, não está em causa esta avaliação. Como os eventos revelaram posteriormente, eles estavam armados e são extremamente perigosos. Mais, as testemunhas locais dizem que os viram lançar bombas nos polícias que os tentaram prender. A avaliação da polícia está certa. O problema é que parece uma profecia auto-cumprida. Sabemos que eles são os tais porque os suspeitos lançaram-se numa raiva criminal (com assaltos e disparos a polícia) aparentemente desencadeada pela sua revelação na televisão. Mas quando o FBI apelou na TV, podia dizer que eram apenas suspeitos e que deviam apresentar-se para esclarecerem dúvidas. Tiveram medo que eles se apresentassem e clamassem inocência?
Agindo assim, o FBI "resolve" o caso, mostrando-o igual a todos os Columbines e companhia. Como? Proporcionando o que faltava até agora, a morte em "glória" dos "revoltados", abatendo (mais) polícias.
Olho por olho
AntiFundamentalista.
Não merecem perdão !
Esses fundamentalistas deviam morrer muito lentamente.
Dar-lhes tempo de se arrependerem das barbaridades em que acreditam...
Pois
Bombista morto
O grande desafio que se coloca à espécie humana..
O grande desafio que se coloca à espécie humana é a compatibilização entre o vertiginoso crescimento tecnológico e científico, que caracteriza a época actual e os desvios comportamentais e de carácter de alguns dos seus membros, alguns dos quais com formação intelectual acima da média e que facilmente têm acesso a informação técnica que lhes permite construir engenhos explosivos cada vez mais potentes capazes de semear a destruição e o caos no seio de populações inocentes.
Este caso da maratona de Boston é paradigmático e possui um carácter simbólico extremo, já que envolveu atletas numa competição que representa a luta e abnegação pelo cortar da meta, numa modalidade desportiva caracterizada por pôr à prova o espírito de sacrifício e a capacidade de entrega de milhares de cidadãos anónimos, numa clara manifestação do melhor espírito da solidariedade humana.
Jovens mediáticos
Quiseram mediatismo e foram vítimas do mediatismo.
é bem!!! há que defainá-los todos!
Limpem-nos todos,
Constituição muito avançada
Em Portugal, um coro de juristas iria aparecer nas televisões dizendo que estas imagens eram uma violação da privacidade. A nossa Constituição é muito avançada.
Eficácia
Acho admirável, para além deste caso concreto, o exercício da democracia, baseado num estado de direito e na eficácia policial.
Dar sempre o dobro do que nos dão...
Ó Moisés ,
Nunca fiz mal a ninguém. Orgulho-me disso.
Mas não sou Santo.
E quem faz o que eles fizeram, não merece outra coisa.
Se tivesse sido alguém da sua família mais chegada, duvido que pensasse assim.
Mas atendendo ao seu nome...tudo é possível...
É a forma como pensa, eu respeito
este...
vai ser um eterno suspeito.
FARTO-ME DE RIR
com estas notícias e todos os comentários em baixo. Então há um, que faz-me lembrar os grandes pensadores socio-económicos que falam, falam, falam dos problemas.
Eles explanam e desembrulham as situações como se fossem globais e intrínsecas aos problemas que advêm da pressão de ter uma chaminé no ombro (de tijolo burro, atenção) ou de ter nascido com 3 olhos e, um deles no cotovelo (só no esquerdo, pois é que se apoia na porta do condutor ao conduzir, bem... mais no verão) ou uma corrente de bi ci cle ta... nas unhas...
Federação
Esta notícia está muito bem dada( já a da RTP!) pois Tchechénia é parte integrante da Federação Russa.
Comentários 23 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub