Anterior
Polícia morto em tiroteio no MIT em Boston
Seguinte
Ex-Presidente do Paquistão em prisão domiciliária
Página Inicial   >  Internacional  >   Suspeitos do atentado na maratona de Boston são irmãos

Suspeitos do atentado na maratona de Boston são irmãos

Polícia perseguiu e matou um dos suspeitos de ter colocado bombas na maratona de Boston. O outro suspeito continua a monte. Ambos terão nascido na Rússia. (atualização às 14h00)
|
Polícia divulgou esta manhã fotografia do suspeito que continua a monte
Polícia divulgou esta manhã fotografia do suspeito que continua a monte / Reuters

As autoridades norte-americanas detiveram um suspeito do atentado de segunda-feira em Boston, que entretanto morreu no hospital, e estão a perseguir outro na localidade de Watertown, a oeste daquela cidade.

A polícia garantiu inicialmente ter capturado "um terrorista", suspeito de ter matado um polícia no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e acrescentou que havia "uma forte possibilidade" do incidente estar relacionado com o atentado no maratona.

Mais tarde, confirmou a ligação e anunciou que o suspeito estava morto. Durante a perseguição policial aos dois suspeitos, que roubaram um carro, houve um tiroteio que acabou por matar um dos indivíduos, que antes tinham atirado dispositivos explosivos contra as autoridades, de acordo com o que contou Ed Davis, comissário da polícia de Boston, hoje de manhã, em conferência de imprensa.

Continua a existir um forte cerco policial em Watertown, esta madrugada (manhã em Lisboa), depois de um tiroteio com a polícia, desancadeado inicialmente por um incidente pelas 22h30 locais (3h30 em Lisboa), no campus universitário do MIT, onde um polícia foi morto a tiro.

Suspeitos da Rússia?


Aos habitantes de Watertown as autoridades locais já pediram para que permanecessem em casa, enquanto os agentes estão a fazer uma busca intensa pelas ruas da localidade. Já de madrugada, houve casas a ser evacuadas e outras a receber telefonemas automáticos da polícia a aconselhar as pessoas a manterem-se afastadas das janelas.

As autoridades, que incluem no local agentes policiais e do FBI, criaram um perímetro de segurança na zona e estão a perseguir um segundo suspeito. De acordo com a agência de notícias AP, o suspeito será Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, proveniente de uma região próxima da Tchechénia, na Rússia, mas esta informação ainda não foi confirmada oficialmente.

A AP acrescenta que o outro suspeito - Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, de acordo com o "The New York Times", citando fonte policial - provém da mesma zona e ambos viviam legalmente nos EUA há cerca de um ano. A estação televisiva NBC acrescenta que os dois homens seriam irmãos.

Há relatos de explosões ouvidas no local, de acordo com testemunhas citadas pela AP e pelo "Boston Globe", e já terão sido encontrados dispositivos explosivos e uma panela de pressão.

Médico confirma morte com "várias feridas de tiros"


Depois da confirmação da morte do suspeito do boné preto, foi realizada uma conferência de imprensa no hospital Beth Israel, em Boston, para onde o indivíduo foi levado após o tiroteio com a polícia, explicando os ferimentos.

"O indivíduo tinha vários ferimentos, no que acreditamos ter sido uma combinação de múltiplos tiros e estilhaços de uma explosão", disse o médico Richard Wolfe aos jornalistas, não querendo confirmar a identidade do homem em questão.

Transportes públicos parados


Depois do cerco a Watertown e de terem aconselhado as pessoas da zona a não saírem de casa, as autoridades estenderam o conselho às localidades de Newton, Waltham, Bellamont, Cambridge, Austin e Brighton.

Juntamente com o governador de Massachusetts, Deval Patrick, as autoridades também anunciaram que os transportes públicos na área estarão parados por tempo indefinido e que as pessoas não devem aguardar a sua reabertura - devem ir para casa.

Enquanto a perseguição ao segundo suspeito decorrer, o trânsito na zona de Watertown também foi suspenso, acrescentou a polícia.

As instituições de ensino da universidade de Harvard University, MIT, universidade de Boston, Emerson College, e Boston College foram encerradas no dia de hoje.


Clique para aceder à fotogaleria com as fotografias dos suspeitos

Opinião


Multimédia

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.


Comentários 23 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma sociedade doente...
Todos os actos terroristas são de condenar
por qualquer pessoa de bem .Assim como a violência. Porque criam sofrimentos enormes nem que provoquem uma única vitima, para além da angústia, mêdo e insegurança que criam em qualquer sociedade. Mas penso que devia ser dado o mesmo realce e repulsa a todas as situações onde a violência em todas as latitudes no mundo têm acontecido, porque todos os seres humanos deviam ter o mesmo respeito, consideração e direito de viverem num mundo em Paz e tranquilidade.....

já se sabe alguma coisa sobre a identidade e motiv
Já se sabe alguma coisa sobre a identidade e motivação dos terroristas? Alguém sabe as causas da explosão no Texas e se está relacionada com os atentados de Boston?
Era importante que capturassem o outro indivíduo com vida, a fim de se obter algumas respostas, porque provavelmente haverá mais gente envolvida neste crime hediondo.
Ou então...
algo conspirativo, não?
a pergunta era:
este pc está a disparar mais rápido que o FBI
Como disse...
Sinceramente não sei...
'Suspeito do atentado na maratona de Boston morreu
Há um aspeto que aqui me falha.
Porque é que, quando o FBI divulgou as imagens dos suspeitos a andar em Boston, ela fez um apelo a todos os que conhecessem os suspeitos para os identificar (referindo-se explicitamente a amigos, colegas, familiares), mas não fez similar apelo aos mesmos para se entregarem?
Em vez disso, pintou-os como possivelmente armados e extremamente perigosos.
Ora, não está em causa esta avaliação. Como os eventos revelaram posteriormente, eles estavam armados e são extremamente perigosos. Mais, as testemunhas locais dizem que os viram lançar bombas nos polícias que os tentaram prender. A avaliação da polícia está certa. O problema é que parece uma profecia auto-cumprida. Sabemos que eles são os tais porque os suspeitos lançaram-se numa raiva criminal (com assaltos e disparos a polícia) aparentemente desencadeada pela sua revelação na televisão. Mas quando o FBI apelou na TV, podia dizer que eram apenas suspeitos e que deviam apresentar-se para esclarecerem dúvidas. Tiveram medo que eles se apresentassem e clamassem inocência?
Agindo assim, o FBI "resolve" o caso, mostrando-o igual a todos os Columbines e companhia. Como? Proporcionando o que faltava até agora, a morte em "glória" dos "revoltados", abatendo (mais) polícias.
Olho por olho
AntiFundamentalista.
Não merecem perdão !
Esses fundamentalistas deviam morrer muito lentamente.
Dar-lhes tempo de se arrependerem das barbaridades em que acreditam...
Pois
Bombista morto
O grande desafio que se coloca à espécie humana..
O grande desafio que se coloca à espécie humana é a compatibilização entre o vertiginoso crescimento tecnológico e científico, que caracteriza a época actual e os desvios comportamentais e de carácter de alguns dos seus membros, alguns dos quais com formação intelectual acima da média e que facilmente têm acesso a informação técnica que lhes permite construir engenhos explosivos cada vez mais potentes capazes de semear a destruição e o caos no seio de populações inocentes.
Este caso da maratona de Boston é paradigmático e possui um carácter simbólico extremo, já que envolveu atletas numa competição que representa a luta e abnegação pelo cortar da meta, numa modalidade desportiva caracterizada por pôr à prova o espírito de sacrifício e a capacidade de entrega de milhares de cidadãos anónimos, numa clara manifestação do melhor espírito da solidariedade humana.
Jovens mediáticos
Quiseram mediatismo e foram vítimas do mediatismo.
é bem!!! há que defainá-los todos!
Limpem-nos todos,
Constituição muito avançada
Em Portugal, um coro de juristas iria aparecer nas televisões dizendo que estas imagens eram uma violação da privacidade. A nossa Constituição é muito avançada.
Eficácia
Acho admirável, para além deste caso concreto, o exercício da democracia, baseado num estado de direito e na eficácia policial.
Dar sempre o dobro do que nos dão...
Ó Moisés ,
Nunca fiz mal a ninguém. Orgulho-me disso.
Mas não sou Santo.
E quem faz o que eles fizeram, não merece outra coisa.
Se tivesse sido alguém da sua família mais chegada, duvido que pensasse assim.
Mas atendendo ao seu nome...tudo é possível...
É a forma como pensa, eu respeito
este...
vai ser um eterno suspeito.
FARTO-ME DE RIR
com estas notícias e todos os comentários em baixo. Então há um, que faz-me lembrar os grandes pensadores socio-económicos que falam, falam, falam dos problemas.
Eles explanam e desembrulham as situações como se fossem globais e intrínsecas aos problemas que advêm da pressão de ter uma chaminé no ombro (de tijolo burro, atenção) ou de ter nascido com 3 olhos e, um deles no cotovelo (só no esquerdo, pois é que se apoia na porta do condutor ao conduzir, bem... mais no verão) ou uma corrente de bi ci cle ta... nas unhas...
Federação
Esta notícia está muito bem dada( já a da RTP!) pois Tchechénia é parte integrante da Federação Russa.
Comentários 23 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub