Anterior
Alegrias e tristezas da Taça de Portugal (fotogaleria)
Seguinte
Miguel Gameiro canta nova música do Benfica (vídeo)
Página Inicial   >  Desporto  >   Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos portistas

Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos portistas

Líder da claque portista recebeu ordens da SAD para dispersar os adeptos após a eliminação da Taça de Portugal, aviso que não evitou lançamento de petardos ao autocarro da equipa.

|
Vítor Pereira nunca soube falar para dentro nem para fora do balneário do FC Porto
Vítor Pereira nunca soube falar para dentro nem para fora do balneário do FC Porto /  Fernando Veluso/Lusa
Respeitado no passado como técnico-adjunto, Vítor Pereira "não é reconhecido como líder" pelos jogadores
Respeitado no passado como técnico-adjunto, Vítor Pereira "não é reconhecido como líder" pelos jogadores / Paulo Duarte/AP

Os líderes das claques do FC Porto, nomeadamente Fernando Madureira. que comanda os Super Dragões, foram alertados pela administração da SAD portista para dispersarem e serenarem os ânimos dos adeptos que, em fúria, se deslocaram, sábado à noite, ao estádio do Dragão, após a pesada derrota (3-0) e consequente eliminação da Taça de Portugal para a equipa de Vítor Pereira, registada frente à Académica do ex-colega Pedro Emanuel.

Apesar das ordens superiores, no entanto, cerca de 200 adeptos não arredaram pé das imediações do recinto do FC Porto, tendo equipa e treinador sido recebidos com pedras, tochas e petardos.

Vítor Pereira, ex-adjunto principal do 'mestre' André Villas-Boas, já avisou os jogadores de que não há mais margem para erros e que um desaire na quarta-feira, em casa do Shakhtar Donetsk , para a Liga dos Campeões, ou  no sábado, na receção ao Sporting de Braga para a Liga portuguesa, ditará a sua saída do clube.

Vítor Pereira não comove jogadores


Segundo apurou o Expresso, o discurso de Vítor Pereira, ontem, no primeiro treino após a derrota frente ao antigo nr. 2 de André Villas-Boas, não terá comovedido os jogadores, que embora respeitassem o técnico como adjunto "nunca lhe reconheceram suficiente autoridade como líder".

Entre os jogadores mais contestatários estará o quarteto que quis sair no defeso, entre os quais se contam Rolando, Fernando, Guarín e Álvaro Pereira.

De acordo com fonte próxima do técnico, o líder dos rebeldes será, contudo, João Moutinho, o jogador distinguido com o Dragão de Ouro e dado por Pinto da Costa como grande exemplo do "jogador à Porto".

Moutinho será líder dos rebeldes


João Moutinho, que brilhou no jogo de apuramento com a Bósnia, é um dos casos paradigmáticos de inexplicável sub-rendimento na equipa de Vítor Pereira, que nunca soube falar nem para dentro nem para fora do balneário.

Embora a administração da SAD esteja inclinada para despedir de imedato o treinador, Pinto da Costa tem resistido ao divórcio litigioso "em nome da coerência".

Em 30 anos, o presidente do FC Porto nunca despediu um treinador líder no campeonato. Além de resistir até ao limite do razoável a 'chicotadas' a pedido popular, Pinto da Costa estará também condicionado pelos insistentes e rasgados elogios endereçados a Vítor Pereira quando justificou a escolha deste para herdar a cadeira de sonho de Villas-Boas.

Pinto da Costa resiste ao poder da rua


A prová-lo está o ataque (murros, pedradas e até um very light) de que foi alvo o carro de Co Adriaanse, em fevereiro de 2006, por um grupo de 25 elementos dos Super Dragões, alegadamente orientados pelos seus principais líderes - Fernando Madureira e Rui Teixeira.

Na altura, Pinto da Costa não só não cedeu ao apelo dos detratores do técnico holandês, que acabara de empatar (0-0) em Vila do Conde, como segurou Co Adriaanse até ao final da época.

O técnico campeão nacional acabou por se despedir no defeso da época seguinte em conflito com a SAD por causa de um pretendido ponta-de-lança holandês, quando as hostes já tinham acalmado. 

 


Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 23 Comentar
ordenar por:
mais votados
"recebeu ordens?" Então ,mas o que é isto?
É um bando organizado de arruaceiros,com hierarquia e tudo?
Pinto da Costa,páre para pensar porque está a ser tramado.
EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -"O LÍDER"
Escrito pelo jornalista Filipe Bastos, Fernando Madureira - o Macaco, para os amigos - fala assim ...
"No caminho, o Borrego lançou um concurso que consistia em ver qual era a claque que mais roubava (...) Foi o caos em Andorra! Lojas e mais lojas cheias de máquinas de filmar, roupa, tabaco...Tudo à mão de semear. Ficámos em transe."
•Corunha - F.C.P (2004) - "Resolvemos pôr-nos atrás do repórter a fazer de otários e a gritar "Porto". O cabrão manda desligar a câmara e diz: "estes gajos do Porto são sempre os mesmos palhaços...". Saltou-lhe tudo em cima. levaram um tareão e ficaram sem telemóveis."
•Guimarães - F.C.P (1994) - "Houve um policia que se armou em esperto e deu uma bastonada num gajo. Veio outro por trás, deu-lhe uma sarda, ele ficou lá esticado."
•Setúbal- F.C.P (2002) - "Foi o caos! Entraram cem gajos pela área de serviço e roubaram tudo o que lhes apareceu à frente. Até que os guardas trancaram 16 (...) Foram todos absolvidos. Foi um final feliz."
•M.United - F.C.P (2004) - "Nunca vi uma coisa daquelas num free shop. Até montras de ouro tinha. Foram dez minutos. Uma rapadela total."
“A violência é normal. A maioria dos SD são jovens dos bairros que passam o dia a roubar e que depois transmitem essas coisas para a claque. Mas também temos que perceber o dia-a-dia deles, a forma como foram educados”
A SAD do FCP é a chefe ... Por muito menos estão centenas deles em Pinheiro da Cruz!
 
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
Re: EXCERTOS DO LIVRO - FERNANDO MADUREIRA -
São os homens de mão do presidente
Vão ser os arruaceiros dos SD que irão permitir ao FCP que o actual treinador saia do clube sem pedir a indemnização de 18M€ a que teria direito como cláusula de rescisão.
   
Re: Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos
Ah! Já foram dadas ordens à Sturmabteilung do fóculport!

Re: Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos
Re: Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos
Dito assim faz sentido responsabilizar o FCP para os actos criminosos da claque. Para as agressões e para os roubos e vandalismos nas lojas

Se obedecem às ordens da SAD não são mais do que simples "gandulos" às ordens do padrinho.

Nada que não se soubesse já. Nunca o tinha visto era tão claramente escrito.

"comevido"?
Isso também faz parte do acordo ortográfico, ou é só excesso de entusiasmo do escriba?
Re:
Re:
Fruta e frigorífico
Como se sabe, a fruta depois de colhida tem algum tempo para ser consumida. Se assim não acontecer, resta colocá-la em frigorífico para ter maior duração. Quando é retirada do frigorífico, se não for de imediato consumida, perde propriedades e entra em decomposição, ou seja, fica podre. A maçã, é um belo exemplo do atrás descrito.
!!!AFINAL QUEM MANDA NOS SUPEER DRAGÕES...
É sua eminência o PÁPA do Porto, Don Pinto da Costa...
...pelo que... TODAS .... as atrocidades que são efectuadas pela corja de energúmenos que compoem aquela claque, são da responsabilidade do PRESIDENTE DO FCP...
Já agora podiam ser um pouco menos saloios com as pinturas do autocarro... parece aqueles dos Indianos... e dos chineses... todos carimbados com troféus!!!??? é de rir...
coitados dos complexados...!!!
O Expresso e o FCP
Admira-me o Expresso estar sempre tão bem "informado" sobre o FCP, sobretudo quando as coisas lhe correm mal!
É pena que os sucessos do clube não lhe mereçam tanta atenção! Isto é prova de que a clubite (e alguma inveja) não escapam nem a órgãos que são referências jornalísticas (não desportivas)!
Re: O Expresso e o FCP
Re: Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos
O "maça podre" continua podre!
Que método vão usar?
Como é que os adeptos do Porto vão ser acalmados?

Vão dissolver VALIUM nas bebidas vendidas no Estádio do "Dragãonhe" ou vão recorrer ao método "Porto By-night" - A tiro de caçadeira?
São estes S.D...
Que depois vão dar umas frutas aos vices do SLB, que apedrejam o carro do Luís Filipe Vieira, são pagos para "serenar" os ânimos à paulada, calhoada, roubam e pegam fogo!
Recomendação
É nestas alturas que os adeptos do Porto têm de estar unidos, não serem tão previsíveis como os dos outros clubes: mandarem sempre os treinadores embora. Não. Temos que mostrar que somos diferentes: Arranjar maneira de o deixar na Ucrânia.

Comentários 23 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub