24
Anterior
Jamor vai assistir a prolongamento
Seguinte
Considera justa a vitória do Sporting na final da Taça de Portugal?
Página Inicial   >  Desporto  >   Sporting vence Taça de Portugal

Tiuí foi herói no Jamor

Sporting vence Taça de Portugal

Avançado brasileiro saltou do banco para fazer dois golos e dar a 15ª Taça de Portugal ao Sporting. Festa verde-e-branca no Jamor.
|
O Sporting é o vencedor do dia
O Sporting é o vencedor do dia / Armando Franca/AP

O Sporting conquistou a Taça de Portugal, temporada 2007/2008. Numa final em que foi preciso jogar-se um prolongamento, os leões bateram o FC Porto por 2-0, com dois golos do brasileiro Rodrigo Tiuí, que foi o herói inesperado, saltando do banco para dar a 15ª Taça de Portugal ao Sporting, que assim repete a vitória do ano passado.

Para Paulo Bento é também o segundo troféu consecutivo, juntando-se assim a uma lista muito restrita de treinadores que conquistaram o troféu em duas temporadas consecutivas. Uma lista que, até hoje, tinha apenas cinco nomes. Está, desta forma, encerrada mais uma temporada do futebol português. Uma época dominada pelo azul-e-branco mas que termina com uma imensa festa verde-e-branca.

Durante 120 minutos, o Jamor assistiu a uma festa de cor, emoção e desportivismo. Os adeptos foram incansáveis no apoio às equipas e, no relvado, os intervenientes lutaram por cada lance como se fosse o último. Venceu o Sporting que, durante o jogo, acabou por ser a equipa com maior domínio e com as maiores oportunidades. Nos primeiros 45 minutos, especialmente, os 'leões' dispuseram de um punhado de ocasiões, que o guarda-redes Nuno conseguiu sempre deter.

A segunda parte foi mais equilibrada, sem tantas ocasiões, mas sempre com muito equilíbrio. A expulsão de João Paulo obrigou o FC Porto a recuar, deixando apenas Quaresma e Lisandro na frente, à procura do contra-ataque.

O Sporting arriscou e passou apenas a jogar com três defesas, expondo-se ao contra-ataque portista mas assegurando forte presença na área adversária. A estratégia de Paulo Bento acabou por resultar, com Rodrigo Tiuí a virar herói de forma inesperada. Saltou do banco e marcou, por duas vezes (110' e 117'). O primeiro golo surgiu de forma algo atabalhoada mas, no segundo tento, apesar do ressalto, Tiuí concluiu de forma brilhante, com um pontapé de bicicleta que não deu hipóteses a Nuno.

O brasileiro, tantas vezes criticado pelos adeptos leoninos, termina a época como herói, marcando os golos da vitória na final da Taça, depois de também ter apontado o golo da vitória frente ao Boavista, que confirmou o segundo lugar e a entrada directa na Liga dos Campeões.


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 24 Comentar
ordenar por:
mais votados
Tiuí herói?
Não creio...
O grande herói desta partida foi apenas o árbrito.
O golo de Tiuí (2º) é fantástico, mas nessa altura já estava tudo decidido...
O primeiro golo do Sporting é precedido de uma falta no limite da área do SCP que o árbrito decidiu não ver...
Claro que em lisboa está tudo feliz, e o apito final também...
Se o Porto tivesse ganho desta forma eu hoje sentir-me-ía envergonhado
TEMOS PENA!!!!!
Re: Tiuí herói?
Re: Tiuí herói?
Re: Tiuí herói?
Re: Tiuí herói?
Dor de Corno?
Parabens olegario benquerença
Se isto não é o sistema...
O resultado estava preparado, só podia, tantas foram as flagrantes faltas de critério do Benquerença.
Então a expulsão do João Paulo tudo antecipou.
Parabens ao SCP mas na verdade o Apito Dourado ainda esta no inicio.
Estou mesmo a ver a próxima época em que o FCP vai ter de jogar a 200% caso contrário vai ser muito penalizado.
Lamento ainda as ausências do Bozingua e do Tarik de inicio, com eles em campo tudo seria diferente.

Re: Parabens olegario benquerença
Re: Parabens olegario benquerença
Re: Parabens olegario benquerença
Re: Parabens olegario benquerença
Re: Parabens olegario benquerença
TEMOS PENA
Re: Parabens olegario benquerença
Dor de Corno II
TEMOS PENA
O PORTO A ARDER E O SPORTING A VENCER
Boicote à Galp!!!!!!!!
"PASSALO!"
Boicote à Galp!!!!!!!! PASALO!
Benfica quer FC Porto a pagar em todas as frentes
ora aqui está a primeira resposta...
Re: Benfica quer FC Porto a pagar em todas as fren
PARABENS SPORTINGUISTAS
A mancar, a mancar, quase de canadianas, o Sporting conseguiu ganhar duas belas taças ao FCP, que era a sumidade do nosso futebol e venceu o campeonato. Mais, obteve o segundo lugar que dá o mesmo direito a disputar a Champion e agora a ver vamos quem consegue resistir mais tempo, se FCP ou SCP. Tudo essa façanha dos "leões" fica a dever-se à boa orientação de Paulo Bento, que passa neste momento a ser o melhor treinador português. Palavras para quê?
PINTO DA COSTA MENTE EM TRIBUNAL
NOTICIA CORREIO DA MANHÂ
Comentários 24 Comentar

Últimas


Pub