18 de abril de 2014 às 13:33
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  Sporting-Benfica: rivalidade secular

Sporting-Benfica: rivalidade secular

Sporting e Benfica disputam amanhã o 284.º dérbi, numa história com 103 anos e em que o maior número de vitórias está do lado das "águias".
Lusa
Lagartos e lampiões, eternos rivais Lagartos e lampiões, eternos rivais

Sporting e Benfica disputam amanhã, na Liga de futebol, o 284.º derby, numa história com mais de um século de existência e em que o maior número de vitórias está do lado das "águias".

O jogo de segunda-feira, no Estádio de Alvalade, é mais um passo para a quase contabilidade de três centenas de jogos disputados desde 1907, num percurso já muito longo e no qual o Benfica regista mais 19 vitórias (122 contra 103).

Desde a criação dos dois clubes, os resultados alcançados por cada um dos rivais permitiram dividir o domínio ao longo dos anos: o Benfica melhor no período seguinte à sua fundação e o Sporting mais dominador nos anos 30, 40 e 50.

Supremacia benfiquista em 60 e 70


Depois disso, a força do Benfica nos anos 60 - dois títulos de campeão europeu nessa década - colocou o clube quase sempre na linha da frente em relação àquele que historicamente foi durante muitos anos o seu grande e principal adversário. 

Uma diferença acentuada nos anos 70, em que o Benfica em confronto direto com o Sporting teve mais do dobro das vitórias do rival (15 contra sete), e continuada no período dos anos 80 (13/8) e até nos anos 90 (10/6). 

Em mais de 100 anos de história, só os últimos 10 anos permitiram um equilíbrio nos jogos entre ambos, com 24 partidas disputadas e oito vitórias para cada um e oito empates, num período em que o Sporting venceu uma Liga e o Benfica duas. 

Última vitória foi para o Benfica


Números
 
2
Bis de Óscar Cardozo significou a vitória do Benfica no último dérbi frente ao Sporting, em setembro de 2010.

O jogo de segunda-feira, da 20ª jornada da Liga 2010/2011 e que será dirigido por Artur Soares Dias, será o segundo encontro da temporada entre os dois "gigantes", num período em que o Benfica já tem ligeira vantagem depois de ter vencido em setembro último. 

Na ocasião, em partida da quinta jornada, o Benfica, a jogar na Luz, derrotou o rival com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo. 

Depois do jogo da Liga, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se na semana seguinte, com a visita dos "leões" ao Estádio da Luz a 2 de março, em jogo das meias finais da Taça da Liga. 



Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Rivalidade...
...Irracional e imbecil própria de quem não pensa pela sua cabeça e mantém as "mentalidades"atrasadas de séculos passados.
Perde Lisboa e perde Portugal,com as tais "ditas" rivalidades.
É por perdermos muito tempo com trivialidades,que os imbecis se vão mantendo no poder.
Desporto é vida,alegria,desenvolvimento.Ir aos estádios de futebol tem que voltar a ser UM PRAZER - quer se perca quer se ganhe - UM CONVÍVIO SAUDÁVEL e não um stress,um pesadelo,um perigo,um medo,uma forma de se descarregar as frustações da vida,insultando tudo e todos que pensem diferentes de nós.
Respeito mútuo,PRECISA-SE.
URGENTE!!!
rivalidade circular
assim é mais correcto. É o derby da segunda circular...
visconde verde
O campeonato do SCP e tentar derrotar o SLB. Na verdade os jogos com a equipa da fruta & alterne vulgo FCP,ha varios anos que sao os jogos de maior rivalidade.Agora vou ao Youtube ouvir o Apito da Costa.
Re: visconde verde Ver comentário
Futebol é Desporto
E Desporto devia continuar a ser, com adeptos de uma e de outra equipa sentados lado a lado.

Será que algum dia vamos deixar de ter a malta das claques a ser tratada como animais e... a portar-se como bestas, antes, durante e depois dos jogos?

Já não há pachorra...

Esta não lembrava a ninguém... mas não é que lembrou mesmo?
Como vender champô à conta de um tipo assassinado a golpes de saca-rolhas
http://muitosuave.blogspo...
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 134pts )
2. moncarapacho ( 127pts )
3. Resistente ( 105pts )
4. BrincaNareia ( 103pts )
Expresso nas Redes
Pub