5
Anterior
Jesus assume que pressão está do lado do Benfica
Seguinte
Jorge Jesus impiedoso com Paulo Sérgio
Página Inicial   >  Desporto  >   Sporting-Benfica: rivalidade secular

Sporting-Benfica: rivalidade secular

Sporting e Benfica disputam amanhã o 284.º dérbi, numa história com 103 anos e em que o maior número de vitórias está do lado das "águias".
Lusa |
Lagartos e lampiões, eternos rivais

Sporting e Benfica disputam amanhã, na Liga de futebol, o 284.º derby, numa história com mais de um século de existência e em que o maior número de vitórias está do lado das "águias".

O jogo de segunda-feira, no Estádio de Alvalade, é mais um passo para a quase contabilidade de três centenas de jogos disputados desde 1907, num percurso já muito longo e no qual o Benfica regista mais 19 vitórias (122 contra 103).

Desde a criação dos dois clubes, os resultados alcançados por cada um dos rivais permitiram dividir o domínio ao longo dos anos: o Benfica melhor no período seguinte à sua fundação e o Sporting mais dominador nos anos 30, 40 e 50.

Supremacia benfiquista em 60 e 70


Depois disso, a força do Benfica nos anos 60 - dois títulos de campeão europeu nessa década - colocou o clube quase sempre na linha da frente em relação àquele que historicamente foi durante muitos anos o seu grande e principal adversário. 

Uma diferença acentuada nos anos 70, em que o Benfica em confronto direto com o Sporting teve mais do dobro das vitórias do rival (15 contra sete), e continuada no período dos anos 80 (13/8) e até nos anos 90 (10/6). 

Em mais de 100 anos de história, só os últimos 10 anos permitiram um equilíbrio nos jogos entre ambos, com 24 partidas disputadas e oito vitórias para cada um e oito empates, num período em que o Sporting venceu uma Liga e o Benfica duas. 

Última vitória foi para o Benfica


Números
 
2
Bis de Óscar Cardozo significou a vitória do Benfica no último dérbi frente ao Sporting, em setembro de 2010.

O jogo de segunda-feira, da 20ª jornada da Liga 2010/2011 e que será dirigido por Artur Soares Dias, será o segundo encontro da temporada entre os dois "gigantes", num período em que o Benfica já tem ligeira vantagem depois de ter vencido em setembro último. 

Na ocasião, em partida da quinta jornada, o Benfica, a jogar na Luz, derrotou o rival com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo. 

Depois do jogo da Liga, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se na semana seguinte, com a visita dos "leões" ao Estádio da Luz a 2 de março, em jogo das meias finais da Taça da Liga. 




Opinião


Multimédia

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados
Rivalidade...
...Irracional e imbecil própria de quem não pensa pela sua cabeça e mantém as "mentalidades"atrasadas de séculos passados.
Perde Lisboa e perde Portugal,com as tais "ditas" rivalidades.
É por perdermos muito tempo com trivialidades,que os imbecis se vão mantendo no poder.
Desporto é vida,alegria,desenvolvimento.Ir aos estádios de futebol tem que voltar a ser UM PRAZER - quer se perca quer se ganhe - UM CONVÍVIO SAUDÁVEL e não um stress,um pesadelo,um perigo,um medo,uma forma de se descarregar as frustações da vida,insultando tudo e todos que pensem diferentes de nós.
Respeito mútuo,PRECISA-SE.
URGENTE!!!
rivalidade circular
assim é mais correcto. É o derby da segunda circular...
visconde verde
O campeonato do SCP e tentar derrotar o SLB. Na verdade os jogos com a equipa da fruta & alterne vulgo FCP,ha varios anos que sao os jogos de maior rivalidade.Agora vou ao Youtube ouvir o Apito da Costa.
Re: visconde verde
Futebol é Desporto
E Desporto devia continuar a ser, com adeptos de uma e de outra equipa sentados lado a lado.

Será que algum dia vamos deixar de ter a malta das claques a ser tratada como animais e... a portar-se como bestas, antes, durante e depois dos jogos?

Já não há pachorra...

Esta não lembrava a ninguém... mas não é que lembrou mesmo?
Como vender champô à conta de um tipo assassinado a golpes de saca-rolhas
http://muitosuave.blogspo...
Comentários 5 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub