6
Anterior
EUA: Carolina do Norte proíbe casamento gay
Seguinte
Guiné acusa Portugal de promover "campanha de desinformação"
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Solo chinês está a afundar-se

Solo chinês está a afundar-se

Seca de lençóis freáticos e excesso de população e de arranha-céus estão a provocar o afundamento do solo na China. O problema está a afetar um total de 79 mil quilómetros quadrados, uma área superior à da Irlanda.

agências e China Daily |
Chongqing, na península sobre o rio Yang-tsé, é um dos municípios chineses cujo solo não está a resistir ao peso dos arranha-céus
Chongqing, na península sobre o rio Yang-tsé, é um dos municípios chineses cujo solo não está a resistir ao peso dos arranha-céus / Getty Images

O fenómeno, a par da crescente escassez de água potável na China, está a preocupar as autoridades chinesas. Densas áreas no centro do país estão a afundar-se, progressivamente, devido a uma diminuição das águas subterrâneas, associada, em muitos casos, à construção excessiva de arranhas-céus.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Geológico da China, o problema já afeta pelo menos 79 mil quilómetros quadrados, uma área superior à da Irlanda, estando o fenómeno associado ao superpovoamento das cidades.

Xangai, Pequim e Chongqing em risco 


As zonas de maior risco são o delta do rio Yang Tsé, onde se situam Xangai e Chongqing, a planície no norte da China (Pequim encontra-se no seu extremo setentrional) e a bacia dos rios Fen e Wei, no centro da China.

OInstituto Geológico da China sustenta que mais de 50 cidades nessas regiões afundaram pelo menos 20 centímetros, em comparação há 30 anos, e em algumas esse desnivelamento supera os dois metros.

Também em Banguecoque, o solo está a afundar-se devido à crescente extracção de água para uso doméstico, a par da subida do nível do mar (metro nos últimos 30 anos), sendo o fenómeno associado ao aquecimento global.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados
A Fabrica do Mundo!
É melhor aumentar a produção de coletes salva-vidas. Pelos vistos vai ser um artigo com muita procura no Império do Meio!
Quanto mais sobes
maior pode ser o tombo.
O desmoronamento não é apenas do solo,
mas de muito mais coisas importantes, que não notamos no dia a dia da densa desinformação proposital. É lamentável que a nossa querida liberdade de ir e vir, de saber e expressar-se fique reduzida a apenas laivos enevoados de uma cultura inútil e entupidora. Nossos pés-de-barro certamente são o caminho da perdição. Se o solo afunda é porque solapamos a base e, por isso, vamos precisar reconsiderar nossas metas e valores. Rio Grande
Só????
Em Portugal "nós" já afundamos muito mais que 30 cm nos últimos 10 anos!!!!!! E quanto mais afundamos mais a merd@ sobe.....
por onde passa...
nem erva cresce...

Comprem comprem, é prá menina e pró menino, é o ipad, ipod, iqualquer coisa, compre... comprem........as gerigonças todas mais rapidas do que a luz e cheias de videos e jogos...comprem comprem...
Re: Solo chinês está a afundar-se
SE KALHAR E TB PRO KAUSA DA AGUA DA XEIA .. ELES TEEM UM RIO - K E O RIO AMARELO - KE INFILTRA NAS AREIAS DAS CIDADES DA XINA E N CONCEGUEM REZOLVER O PROBL. POR ISSO TB MORRE MTS XINOS TDS OS ANOS NESSAS AGUAS
KLARO K OS PREDIO EM CIMA DESAS AREIAS N AJUDA P CAUSA DAKELE PEZO - MILHEOES DE KILOS MESMO !!
E AFUNDAO TDS OS PREDIOS K AS AGUAS DESSES RIOS - R.AMARELO -
Comentários 6 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub