Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vícios, erros, multas, igualdade e coragem. Estas são cinco histórias que escolhemos para si

  • 333

Destaques da tarde de 22/4

DR

Duas leis polémicas, nove profissões que fogem à regra, uma operação antiterrorista que correu mal e um relato de coragem e esperança. São histórias que lhe contámos durante o dia e que não deve perder.

1. GOVERNO APROVA A LEI QUE PROÍBE FUMAR EM ESPAÇOS PÚBLICOS FECHADOS  

Medida também determina alterações ao nível do consumo dos cigarros eletrónicos. Tabaco com aroma de mentol vai ser igualmente proibido. Estabelecimentos têm agora cinco anos para se adaptarem às novas regras, que entram em vigor em maio de 2020. 

2. ASAE QUERIA MULTAR PAIS DE JOVENS APANHADOS A BEBER

Polémica. Inspetor-geral diz que responsabilização dos pais é essencial para que seja eficaz a lei que proíbe consumo de álcool antes do 18 anos , mas a proposta da ASAE não avançou.

3. "NÃO VAMOS À PROCURA DE UMA VIDA MELHOR. VAMOS À PROCURA DE VIDA. ATRÁS DE NÓS SÓ HÁ A MORTE"  

Na cabeça dele havia duas palavras que significavam o mesmo: Europa e segurança. No país dele, a Somália, havia uma palavra que significava "vai-te embora": guerra. Atravessou África, chegou à Líbia, meteu-se num barco para atravessar o Mediterrâneo. Se ele teve medo de atravessar o mar que se tornou cemitério? Ele tinha medo era de ficar. Ele, Ahmed Abdalla, conta-nos na primeira pessoa o impossível.

4. HÁ NOVE PROFISSÕES EM QUE AS MULHERES GANHAM MAIS DO QUE OS HOMENS  

O site Business Insider apresenta uma lista de 9 profissões em que as mulheres ganham mais que os homens, de acordo com dados divulgados pelo US Census Bureau.

5. EUA MATA REFÉNS EM OPERAÇÃO ANTITERRORISTA. OBAMA ASSUME A RESPONSABILIDADE  

Vítimas são um norte-americano e um italiano detidos pela Al-Qaeda desde 2011 e 2012, respetivamente.