Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Venha brincar aos festivais!

O apresentador Fernando Alvim e as Produções Estafermo desafiam os leitores a concorrerem à 2ª edição do Festival da Canção Alternativo

Bernardo Mendonça (www.expresso.pt)

 Se (acha que) sabe cantar, tem sentido de humor, veia artística e sempre achou graça ao Festival da Canção então é a pessoa certa para concorrer à 2º edição do Festival da Canção Alternativo, até ao dia 7 de Maio.

Qualquer potencial artista interessado deve fazer a sua inscrição no site oficial do evento, "bastando para isso que saiba cantar, ou muito perto disso", diz Fernando Alvim, o criador do projecto. As canções deverão inspirar-se no lendário festival da canção.

"No nosso, no da eurovisão, no dos cabelos compridos, no das Doce, do Cid, dos "ten points from the jury", do Eládio Clímaco, do Carlos Paião, dos refrões orelhudos, dos xalálálálá", das cores fluorescentes, das lantejoulas, das permanentes, das canções do festival. Se tiverem uma canção composta venham cantá-la. E se não tiverem, inventem, criem, façam-na de propósito para isto e inscrevam-se o quanto antes", desafia Alvim. Vítor Espadinha e Valentina Torres serão os anfitriões desta gala alternativa que decorrerá no dia 15 de Maio, pelas 22 horas, "na nobríssima Sociedade Filarmónica União Capricho Olivense (R. Alferes Santos Sasso, nos Olivais, Lisboa).  

Se o radialista e apresentador Fernando Alvim não existisse teria de ser inventado. O mesmo se aplica aos seus projectos criativos. O festival da canção alternativo foi inventado por si no ano passado e, nessa primeira edição, contou com a apresentação de Eládio Clímaco e Serenella Andrade, duas figuras quase "vintage" da televisão pública portuguesa. Entre os elementos do júri figuravam nomes como Tozé Brito, Helena Coelho, Armando Gama, Bfachada, Rui Pedro Tendinha, Gimba, Armando Teixeira e Fernando Alvim.

Nomes ilustres da música, da rádio, imprensa e TV que avaliaram as dezenas de projectos musicais alternativos que estiveram a concurso com canções paródia. Acabaram por vencer "Os Homens da Luta" (na foto) com o tema "E o povo pá?". Atreva-se. Seja ousado. Concorra. Quem sabe se este ano não ganha você?...