Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Varão: a dança da moda

Um livro com dezenas de fotografias ensina exercícios, técnicas e coreografias da dança com varão

Isabel Lopes (www.expresso.pt)

Dos clubes de strip para escolas de dança e destas para a sala de estar da casa de qualquer um de nós - este é o percurso improvável feito em Portugal por aquela que é porventura a mais sensual e ousada de todas as danças de sedução: a dança do varão.

A arte de seduzir a dançar também já chegou às livrarias com "Divinas Pole Dancing - Dicas e Técnicas de Strip, Dança com Varão e como se sentir a Mulher mais Poderosa do Mundo", um livro da autoria da professora de dança Teresa Mendes e da bailarina russa Darina Ilina.

Ao longo de sete capítulos e cerca de 160 páginas são explicados e mostrados fotograficamente dezenas de exercícios, técnicas e coreografias, havendo um capítulo específico sobre "striptease", que é tradicionalmente o ponto alto da dança com varão.

Conselhos sobre a relação com o próprio corpo e análise de temas como a confiança e a sedução fazem também parte do livro, cuja origem foram os workshops "Divinas - Dança com Varão" do Círculo de Dança de Lisboa, escola de que Teresa Mendes é proprietária e que, em 2005, foi pioneira no ensino deste tipo de dança.

Segundo Teresa Mendes, esta dança pode ser praticada por "todas as mulheres, independentemente da idade e da condição física". "É uma dança muito técnica mas mais fácil do que parece", garante acrescentando que pelas aulas de "pole dancing" da sua escola já passaram mais de um milhar de mulheres com idades entre os 20 e os 60 anos.

Além dos benefícios físicos que se obtêm com a prática de qualquer dança, por assentar no conceito de sedução a dança com varão "melhora a auto-estima", garante a professora.

O varão pode ser alugado pelas alunas. O livro ajuda a apurar a técnica e a criatividade fora das aulas.