Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vai aquecer para depois arrefecer. O tempo que faz até à Páscoa

  • 333

Nesta quarta-feira (1 de abril), as temperaturas poderão chegar aos 30ºgraus

FOTO Pedro Loureiro/Getty Images

Temperatura sobe no imediato e descerá de seguida. Haverá noites frias e vento moderado em todo o continente, sobretudo no litoral.

As temperaturas máximas vão aumentar gradualmente até esta quarta-feira, podendo atingir os 30ºC em todo o território, mas em especial na região centro e sul. Quem for de mini-férias tem de ir preparado para uma grande amplitude térmica, marcada por um forte arrefecimento noturno em todo o território do continente. 

A meteorologista Sandra Correia, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salienta que esta subida da temperatura será mais notória na região centro e sul, uma vez que "nas regiões do litoral é mais difícil de acertar [nas temperaturas], por causa da componente marítima e do vento, que afetam um pouco as previsões".

Esperam-se 29º graus de máxima em Lisboa esta quarta, uma subida que é "mais significativa" tendo em conta os dias anteriores. Sandra Correia diz que estes valores são "anormais para a época".

Na quinta-feira a temperatura tende a diminuir e, a partir de sexta-feira, as máximas voltam a baixar gradualmente. Em Lisboa, as temperaturas vão rondar os 26º graus.

No sábado, 4 de abril, prevê-se uma descida de temperatura em todo o território português, em especial na região centro e litoral. Lisboa poderá contar com 20º graus. Domingo de Páscoa será um ameno dia de primavera, com as máximas a situarem-se entre os 20º e os 25º graus.

Continua a sentir-se vento moderado, principalmente no litoral. Sandra Correia diz que esta situação ainda está a normalizar-se e que as fortes rajadas que se fizeram sentir na última semana têm vindo a perder intensidade ao longo dos dias A  situação de anticiclone pela qual "Portugal passa está a normalizar-se e não é nada fora do normal - apenas uma intensificação do vento que chamamos 'brisa'".