Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Universidade de Coimbra eleita Património Mundial da Humanidade

O reconhecimento da UNESCO sublinha o "valor universal da cultura e da língua portuguesas", diz o reitor João Gabriel Silva.

A Universidade de Coimbra (UC) foi classificada hoje Património Mundial da Humanidade pelo comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reunido no Camboja.

O reitor da UC, João Gabriel Silva, afirma que "mais do que o reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, esta decisão da UNESCO sublinha o valor universal da cultura e da língua portuguesas e reconhece o papel central que Portugal teve na formação do Mundo, tal como hoje o conhecemos".

A UC foi a única universidade portuguesa durante tantos séculos e a classificação como património mundial "reconhece a ação central que a Universidade de Coimbra tem vindo a desempenhar na história da humanidade", realça a nota.

O comunicado realça ainda que, para comemorar a inscrição da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia na lista do Património Mundial da Humanidade, o reitor convida à participação de todos na iniciativa "Coimbra em Festa", a decorrer na Praça do Comércio,  na Baixa de Coimbra, a partir das 16h de domingo.