Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Universidade de Coimbra considerada "cinco estrelas"

Áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades da Universidade de Coimbra receberam pontuação máxima num ranking mundial de universidades.

A Universidade de Coimbra é o único estabelecimento de ensino português presente num ranking mundial que implica uma auditoria externa de oito meses aos diversos departamentos das universidades.

O ranking QS Stars University Ratings - elaborado pela QS Intelligence Unit, responsável pelo QS World University Rankings, uma das classificações de universidades mais respeitadas no mundo - considera de top, ou seja, de cinco estrelas, as áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades da Universidade de Coimbra.

Contudo, a classificação geral do estabelecimento de ensino superior é de quatro estrelas, ou seja, Coimbra tem uma escola "altamente internacional, demonstrando excelência tanto na investigação como no ensino. Configura uma instituição que promove um excelente ambiente tanto para os estudantes como para os docentes", segundo o ranking.

A distinção agradou a Amilcar Falcão, vice-reitor responsável pela área da investigação, que se mostrou "orgulhoso" pela Universidade. "Conhecermo-nos melhor é o primeiro passo para que possamos melhorar o nosso desempenho. Estamos agora mais organizados e conscientes das nossas forças e das nossas fraquezas. Fica para nós mais claro que caminhos temos de percorrer para alcançar patamares mais exigentes", considerou, citado em comunicado da Universidade.