Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Unidos pela influência: Tsipras, Marine Le Pen, Obama, Kim Kardashian, Putin, Kanye West, Merkel

  • 333

Ele, Kanye West, e ela, Kim Kardashian, estão ambos na lista

FOTO EPA

Há pelo menos um lugar onde eles e outros estão em paz: na Time. Na lista - a da influência.

A líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen, o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o economista francês Thomas Piketty estão entre os novos nomes da lista das "100 pessoas mais influentes" publicada anualmente pela revista Time. 

Os 100 mais influentes em 2015 estão divididos em cinco categorias. 

 

Na categoria "líderes" figuram nomeadamente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente cubano, Raul Castro, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente norte-coreano, Kim Jong-un.

 

Nesta categoria entram também a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power.

 

A categoria intitulada "titãs" é encabeçada pelo cantor e produtor norte-americano Kanye West, seguindo-se o presidente da Apple, o norte-americano Tim Cook, a celebridade televisiva norte-americana Kim Kardashian, a presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen, e o presidente da Asian Airlines, Tony Fernandes, entre outros.

 

A categoria "pioneiros" distingue a bailarina norte-americana Misty Copeland, a atriz norte-americana Reese Witherspoon, a atriz inglesa Emma Watson e o astronauta Scott Kelly.

 

Seguem-se os artistas, em que figuram o ator Bradley Cooper, o cantor de música "country" Tim McGraw, o estilista Alexander Wang e o humorista John Oliver, todos norte-americanos.

 

A categoria "ícones" inclui o surfista brasileiro Gabriel Medina, a juíza do Supremo Tribunal norte-americano Ruth Bader Ginsburg, a presidente dos Médicos Sem Fronteiras, Joanne Liu, a cantora Taylor Swift, o economista francês Thomas Piketty e o Papa Francisco.

 

Como nos anos anteriores, a revista pediu a personalidades públicas que fizessem o retrato de alguns dos distinguidos. Neste ano, Barack Obama escreveu sobre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu sobre o Papa Francisco, o líder do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, sobre Alexis Tsipras e o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sobre Angela Merkel.

 

A jovem paquistanesa Malala Yousafzai volta a ser a personalidade mais jovem da lista e o presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, é o mais velho.