Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Uma estátua para Mário Soares. Projeto já existe

O projeto da estátua em bronze foi realizado a partir de uma fotografia do antigo Presidente da República, feita pelo próprio escultor Leonel Moura na Fundação Mário Soares

DR

Leonel Moura quer presentear o antigo Presidente da República com uma estátua em bronze, a colocar num local público de Lisboa. Protótipo em impressão 3D estará em exposição a partir de domingo, dia em que Soares completa 90 anos.

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O escultor Leonel Moura vai oferecer a Mário Soares um projeto de estátua, em escala superior à dimensão real, que será colocada num espaço público da capital, a combinar com a Câmara de Lisboa.

Após ter sido escolhido para representar a Democracia a pedido da Assembleia da República, Moura voluntariou-se para projetar gratuitamente uma estátua de Mário Soares, que defende dever ser reproduzida em bronze "sem recurso a dinheiros do estado ou autárquicos".

Admirador do antigo lider socialista a quem já fez dois retratos, Moura defende que a estátua em bronze seja paga através de uma parceria crowfunding e ainda por subscrição pública, a lançar em breve.

O escultor refere ao Expresso que esta é também a vontade do presidente da Câmara de Lisboa. "António Costa viu o projeto e gostou, mas entende que a autarquia não devia envolver-se no financiamento", diz Leonel Moura, acrescentando que assim "não haverá falatório".

O projeto foi realizado a partir de uma fotografia do antigo Presidente da República, feita por Leonel Moura na Fundação Mário Soares. 

O protótipo da escultura impresso em 3D em tamanho menor do que o real vai estar em exposição na Robotium - Lx Factory, em Lisboa, a partir deste domingo, 7 de dezembro, dia em que Mário Soares celebra o seu 90.º aniversário.