Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

TMN lança smartphone com plataforma Android

O modelo é o a1 e é o primeiro da marca a ser lançado com o sistema operativo Android, desenvolvido pela Open Handset Alliance, empresa onde participa a Google e a HTC, entre outras.

João Oliveira (www.expresso.pt)

A TMN justifica este lançamento com a "forte apetência verificada entre os utilizadores de telecomunicações para o acesso a plataformas de serviços, aplicações e conteúdos móveis através da Internet", pode ler-se em comunicado.

A escolha da plataforma Android prende-se com "a vantagem de integrar de forma permanente as aplicações Google (Gmail, Google Maps, Google Talk...)".

Com este smartphone, o utilizador pode aceder ao email em tempo real, notícias actualizadas e uma série de serviços que contemplam jogos e outros conteúdos móveis, aos quais se adiciona o vasto catálogo de aplicações (muitas delas gratuitas) disponíveis no Android Market. Para além das aplicações do universo Google, o utilizador pode ainda aceder aos conteúdos do portal SAPO Mobile.

Características do smartphone

O TMN a1 tem um ecrã táctil de 3,5 polegadas, acesso à Internet 3,5G - com downloads até 7,2Mbps e uploads até 5,76Mbps - push mail, WIFI, bluetooth, com GPS com licença vitalícia NDrive e mapas de Portugal, visualização de documentos e uma câmara fotográfica de 3,2Mpx e de vídeo com AF e zoom. A licença NDrive e os mapas de Portugal vêm num cartão de 2Gb que acompanha o telemóvel.

Em termos de armazenamento, conta com 190Mb de memória interna, com slot para cartão de memória microSD até 16Gb.

O a1 custa está à venda por €199,90 nas lojas oficiais, estando em promoção na loja online da TMN, com €20 de desconto.