Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

"The Daily": o primeiro jornal para iPad

O primeiro jornal exclusivo para o iPad já está disponível na loja da Apple. "The Daily" permitirá ver vídeos, aceder às redes sociais e ter informação atualizada todos os dias.

Jorge Fonte (www.expresso.pt)

Apenas disponível no mercado norte-americano, "The Daily" foi hoje apresentado pela News Corp, o grupo de Rupert Murdoch, como o primeiro jornal exclusivamente feito para o tablet da Apple, o iPad.

Quem quiser ter acesso ao jornal poderá fazê-lo através da loja online da Apple por 0,19$ por dia, 0,99 por semana e 39,99$ por ano. A informação será atualizada todas as manhãs mas ao longo do dia poderá receber atualizações dos assuntos mais importantes e de imagens ou vídeos relacionados com os artigos.

Para além dos temas encontrados em todos os jornais tradicionais, "The Daily" permitirá também o uso de aplicações nas redes sociais, como o Twitter ou o Facebook, assim como as hiperligações, remetendo o leitor para outras páginas onde poderão encontrar mais informações sobre o assunto que estão a ler.

Segundo Murdoch, o "The Daily" "não é a marca de um legado que se move para o mundo da Internet., nesta nova era nós acreditamos que o 'The Daily'será o modelo de como as histórias serão contadas e consumidas".

News Corp atenta ao feedback

Durante a apresentação, que decorreu no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, o editor Jesse Angelo deu ênfase ao potencial multimédia, aproveitando as características do tablet. Assim, o leitor terá acesso a imagens a 360º graus, que podem ser aumentadas e esticadas consoante a escolha de cada um, vídeos de alta definição (na edição apresentada vê-se uma reportagem em Angola onde reclusos fazem brinquedos para crianças) e conteúdo interativo.

Serão cerca de 100 páginas por dia, feitas pela redação de publicações do grupo News Corp, mas este é um produto que não se irá restringir ao modelo atual, segundo o dono da empresa.

Rupert Murdoch adianta que o primeiro jornal para o iPad irá evoluir "ao longo dos próximos meses e anos à medida que vamos ouvindo os nossos clientes".

O iPad terá a exclusividade do "The Daily" durante os próximos três anos, apesar de Murdoch afirmar que a ambição é chegar a outros tablets no final desse tempo.

Veja o vídeo de demonstração do "The Daily"