Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sport TV garante Liga dos Campeões e Liga Europa para os próximos três anos

  • 333

FOTO REUTERS

Novo acordo permite à Sport TV emitir, a partir da próxima época, todos os 145 jogos da Liga dos Campões em cada época, incluindo os que terão emissão em sinal aberto na RTP. Canal vai estrear também versão portuguesa do hino da Champions.

A Sport TV chegou a acordo com a UEFA para renovar por mais três anos os direitos de emissão da Liga dos Campeões e da Liga Europa. No caso da Liga dos Campeões, e ao contrário do que até agora sucedia, a estação garantiu o direito a emitir todos os 145 jogos da competição (desde a fase de grupos até à final), incluindo o jogo por jornada que terá emissão em sinal aberto na RTP, a partir da próxima época.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo administrador da estação, Bessa Tavares, num encontro com jornalistas. Sem divulgar os montantes pagos à UEFA para fechar estes acordos, Bessa Tavares admitiu apenas que as negociações "foram complexas e demoradas", que o canal teve concorrência na corrida por estes direitos e que o acordo foi fechado por valores "mais elevados" do que os do contrato assinado para o triénio 2012-2015. 

"São valores significativos. Mas melhorámos o pacote que tínhamos até agora e temos a sensação do dever cumprido perante os nossos subscritores. Porque há conteúdos desportivos premium e a Liga dos Campeões é superpremium", defendeu Bessa Tavares, revelando que a estação tem atualmente "cerca de 470 mil subscritores" e que a Liga dos Campeões é o conteúdo desportivo com mais audiência na estação a seguir aos jogos da Liga Portuguesa.  

As quebras de subscrição que o canal registou nos últimos anos - depois de ter superado os 600 mil assinantes - estão agora, segundo Bessa Tavares, "estabilizadas. "Teve muito que ver com o ciclo económico do país, mas aos poucos vai melhorando". 

Além de todos os jogos da Liga dos Campeões, os acordos com a UEFA divulgados esta segunda-feira incluem ainda o direito de emissão da Supertaça Europeia de futebol em cada época e pelo menos 87 jogos por ano da Liga Europa, em direto e exclusivo. 

Recorde-se que até ao final desta época, os jogos em sinal aberto da Liga dos Campeões estão a ser emitidos pela TVI. A partir do próximo ano a emissão desses encontros será assegurada pela RTP, que garantiu em Novembro os direitos de emissão de um jogo semanal da prova para o triénio 2015-18, por um contrato de €15,9 milhões.

Sobre outras negociações em curso, o administrador da Sport TV admite que a renegociação dos direitos de emissão da Liga Espanhola - cujo contrato atual da estação termina no fim desta época - é um dossiê já em aberto. "Estamos a acompanhar esse processo com a devida atenção", disse apenas, sem especificar se já foram apresentadas propostas para renovar o vínculo. 

Hino da Champions com versão portuguesa 

Outra novidade que a estação apresentou foi a primeira versão do hino da Liga dos Campeões em língua portuguesa, que passará a ser usada pela estação nas suas emissões relacionadas com a prova.  

Até agora, a música oficial da prova tinha apenas as versões originais em inglês, alemão e francês.  A nova versão em português - proposta pela Sport TV e aprovada pela UEFA - contou com a colaboração do maestro Pedro Loureiro de Sousa Ramos e é cantada por 24  vozes do Coro de Lisboa.