Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sócrates diz que perigo de fuga "não passa de uma fantasia"

O advogado João Araújo defende que prisão de Sócrates "é ilegal" porque não há "indícios sérios, muito menos fortes, de ter ele praticado algum crime" e porque "o evocado perigo de fuga não passa de uma fantasia" e "não existe perigo algum de perturbação de inquérito ou para aquisição e conservação de prova"

José Caria

Numa resposta enviada ao Supremo Tribunal de Justgiça, a defesa de José Sócrates reitera que a prisão preventiva aplicada ao ex-primeiro-ministro é ilegal porque não há indícios de que tenha praticado qualquer crime, nem existe qualquer perigo de fuga.

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Editor de Sociedade

O terceiro pedido de habeas corpus para a libertação imediata de José Sócrates não vai ser apreciado pelo Supremo Tribunal de Justiça. A própria defesa do ex-primeiro-ministro considera que não haveria qualquer interesse em que o pedido do empresário José da Silva Sousa fosse analisado, porque entende que caso o pedido fosse recusado - hipótese mais provável - isso podia ser visto como uma validação da prisão preventiva decidida pelo juiz Carlos Alexandre.

Numa resposta enviada ao conselheiro Souto Moura, o advogado João Araújo defende que prisão do ex-primeiro-ministro "é ilegal" porque não há "indícios sérios, muito menos fortes, de ter ele praticado algum crime" e porque "o evocado perigo de fuga não passa de uma fantasia" e "não existe perigo algum de perturbação de inquérito ou para aquisição e conservação de prova".

Ainda assim, a defesa do ex-governante prefere que esta questão seja analisada pelo Tribunal da Relação de Lisboa, onde será entregue na próxima sexta-feira o recurso à prisão preventiva feito pelo advogado João Araújo.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro e está em prisão preventiva desde o dia 24. É suspeito de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. O seu amigo Carlos Santos Silva e o motorista João Perna estão presos preventivamente no âmbito do mesmo processo.