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RTP contrata Virgílio Castelo para departamento de ficção

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FOTO António Pedro Ferreira

Ator vai colaborar com a direção de programas na definição da produção nacional da estação pública. Publicitário Pedro Bidarra vai assessorar a administração como consultor para a comunicação da marca RTP.

O ator Virgílio Castelo vai integrar o novo departamento de ficção da RTP, onde ficará encarregado de assessorar a direção de programas na definição da estratégia de produção de ficção nacional do operador público.  

A informação é avançada ao Expresso pelo administrador da RTP Nuno Artur Silva, pormenorizando que Virgílio Castelo trabalhará neste departamento - "até agora praticamente inexistente" - em permanência, mas em regime de prestação de serviços. Sobre os valores envolvidos nesta contratação, o administrador garante que "estão em linha com os valores do mercado" e "longe de ser uma extravagância". 

A ideia desta contratação é dar à direção de programas um suporte mais eficaz na avaliação de guiões, projetos e novos conteúdos, para "definir em que formatos faz sentido investir" nos vários canais da RTP. Em pano de fundo está o objetivo de aproximar a estação pública do cariz de produção de ficção nacional distintiva que o novo conselho de administração integrou no seu projeto estratégico para a empresa.

Este novo departamento criado na estrutura da RTP contará ainda com José Navarro de Andrade, que ficará responsável pela "ponte entre estes novos projetos e os modelos de financiamento" que lhes estarão associados, nomeadamente em matérias de financiamento público, parcerias ou coproduções. A seu cargo, o antigo diretor da SIC e ex-diretor de canais na Zon Lusomundo - e que mais recentemente integrava o gabinete de estudos do ministro Miguel Poiares Maduro - terá ainda a assessoria para a compra de produções internacionais.



Outra contratação definida nos últimos dias pela administração da RTP foi o publicitário Gonçalo Morais Leitão - responsável, por exemplo, pelo formato Os Filhos da Pub, emitido pela SIC Radical -, que assumirá a direção da área de autopromoções da RTP.



Também na área criativa, mas apenas como consultor pontual da administração, a RTP passará a contar com a colaboração do publicitário Pedro Bidarra, antigo gestor e diretor criativo da BBDO, que vai assessorar a estação pública em matérias de "comunicação e marca da RTP", nomeadamente "na forma como a estação comunica os seus conteúdos".  

Com estas contratações - e depois de ter definido as novas direções de programas e de informação dos canais de televisão e rádio públicas - a administração da RTP dá assim por encerrada esta fase de redefinição do organograma da empresa, para cumprir o seu projeto estratégico.