Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Reportagem multimédia do Expresso vence Prémio Cáceres Monteiro

  • 333

Trabalho bilingue (o Expresso disponibilizou uma versão em português e outra em inglês) explica como cinco portugueses se tornaram combatentes do Estado Islâmico, depois de terem sido recrutados em Londres.

A reportagem multimédia do Expresso "Matar e Morrer por Alá: Cinco Portugueses no Estado Islâmico" venceu a edição de 2014 do Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro. O trabalho, que foi eleito pelo comité supra editorial do Grupo Impresa entre um total de 29 candidaturas, desvenda o percurso, a conversão e o recrutamento de cinco portugueses que se juntaram ao autodenominado Estado Islâmico, um dos quais já morreu entretanto em combate.

A reportagem - da autoria dos jornalistas Hugo Franco, Raquel Moleiro e Joana Beleza, com webdesign de Tiago Pereira dos Santos, programação informática de Pedro Pinto e Tiago Simão, ilustrações e grafismo animado de João Roberto e apoio à produção de Ana Bela Vieira - é disponibilizada pelo Expresso em duas versões: uma em português e outra em inglês. Ao longo do artigo multimédia é pormenorizado o processo de conversão dos cinco portugueses retratados, que foram recrutados em Londres - cidade onde parte da reportagem multimédia se desenvolve.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas: uma à reportagem "Pedro Proença - Árbitro de Elite", emitida na SIC e na SIC Notícias e da autoria de Nuno Luz (jornalista), Paulo Cepa (repórter de imagem), Rogério Esteves (repórter de imagem), Luís Gonçalves (editor de imagem), Paulo Alves (grafismo) e José Dias (colorista); outra à reportagem "Abandonados", um trabalho emitido na SIC e da autoria de Pedro Mourinho (jornalista), Paulo Cepa (repórter de imagem), Luís Gonçalves (editor de imagem), Carlos Aranha (repórter de imagem), Isabel Mendonça (produtora editorial), António Simões (operador de drone) e Paulo Alves (grafismo). 

O prémio e as menções honrosas são entregues a 5 de maio, pelas 18h00, no auditório Luiz Vasconcellos, no edifício São Francisco de Sales, em Paços de Arcos.

O Prémio Reportagem Cáceres Monteiro é atribuído anualmente e distingue os melhores trabalhos publicados nos órgãos de comunicação social do Grupo Impresa. Cáceres Monteiro é um dos grandes repórteres portugueses da segunda metade do século XX e um dos fundadores de "O Jornal" e da revista Visão.

 

PARA VER A REPORTAGEM "MATAR E MORRER POR ALÁ", CLIQUE NA IMAGEM EM BAIXO