Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Reininho revela como está a vencer a Hepatite C

  • 333

José Ventura

Numa entrevista do Jornal de Notícias com os três músicos dos GNR, Rui Reininho conta o que sempre desconhecemos: que viveu com hepatite C durante 26 anos. E que agora, com o novo remédio comparticipado pelo Estado, está finalmente em recuperação - e escapou à sentença de morte.

Rui Reininho estaria no mínimo aliviado quando recebeu o Jornal de Notícias para uma entrevista aos GNR, que hoje está publicada nas bancas: tinha acabado de receber os resultados dos exames médicos que retiravam a sentença de morte. O vocalista dos GNR é doente de Hepatite C há 26 anos e agora, com o novo fármaco, parece estar a melhorar. 

"Na véspera desta entrevista, Reininho recebeu dois telefonemas, duas boas notícias: os resultados da ressonância magnética não detetaram células malignas e o medicamento, que chegou vinte dias antes do aniversário, está a resultar e os indicadores da doença negativaram pela primeira vez em 26 anos", conta hoje o Jornal de Notícias. Que assim revela a doença, até  hoje mantida em segredo.  

"O vocalista dos GNR era um dos 12 mil doentes que aguardava a chegada do medicamento inovador para a hepatite C da farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, pelo qual o Governo português recusava pagar quarenta mil euros", escreve o JN. Reininho explica aliás com estas alterações na sua saúde "a minha impaciência no programa e aquele comportamento um bocadinho desesperado" que o levaram a abandonar, em direto, o "The Voice Portugal". 

Até há pouco tempo, Reininho "era um dos 12 mil doentes em Portugal que aguardava o medicamento inovador para a hepatite C. Precisava de um transplante de fígado e não estava na lista", relata o Jornal de Notícias.