Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rating de Rui Moreira em alta para a Fitch

  • 333

Fitch dá nota positiva à gestão autárquica de Rui Moreira na cidade do Porto e diz que a cidade tem "um grande potencial turístico". Mas não esquece o bom trabalho de Rui Rio em 2013.

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

A agência de notação financeira Fitch diz que as contas da autarquia do Porto estão bem e recomendam-se. A Fitch, mantém o rating da cidade em BB+ para a dívida de longo prazo e em B para a dívida de curto prazo.

Para além de elogiar o trabalho das equipas de Rui Moreira e Rui Rio, a Fitch diz que a Invicta é uma "uma cidade rica e atraente, com um grande potencial para o turismo".

As contas preliminares de 2014 "confirmam o excelente desempenho" do município, estimando uma margem operacional que deverá superar os 20%, apesar de "o ambiente económico" do ano passado ter sido "ainda complexo".

O "outlook", ou seja a perspetiva para o futuro próximo da cidade, mantém-se positivo, "o que refleta a atual situação de Portugal", informa a autarquia portuense num comunicado divulgado esta terça-feira

A avaliação efetuada "não surpreendeu Rui Moreira", que teve como lema da sua corrida à liderança da autarquia honrar as contas à moda do Porto. O gabinete do presidente da Câmara diz ainda que esta avaliação não teve custos "para o município".

Na informação enviada à Câmara do porto, a agência registou também "o excelente desempenho histórico do município", quer em relação à dívida quer à margem operacional, sustentando que em 2013, ano do último mandato de Rui Rio [à frente da autarquia], registou "um superavit equivalente a 4,6% da sua receita total" e acumulou 27 milhões de euros de excedente antes da variação da dívida, nos últimos três anos.