Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rapaz do clip vermelho tem novo projeto

Depois de ter trocado um clip vermelho por vários objetos até conseguir uma casa, Kyle Macdonald regressa com uma nova aventura: comprou tudo o que havia numa loja e transformou esse conteúdo em arte pop

Quem não se lembra da história do rapaz que colocou na net uma imagem de um clip vermelho com a promesa de o trocar por qualquer coisa? A história correu mundo e Kyle Macdonald passou a ser conhecido como 'O rapaz do clip vermelho', porque depois de dezenas de trocas acabou por ficar com uma casa.

Agora, Kyle conseguiu convencer um grupo de artistas a interromper os seus trabalhos e voarem até Nova Iorque para participar no seu novo projeto denominado Store Buyout. A ideia é simples! Escolher uma loja, comprar todo o seu conteúdo e transformá-lo em arte. Depois de alguns telefonemas chegaram até à Hercules' Fancy Grocery, a mercearia do sr. Hercules, especializada em cervejas internacionais, que vivia com os dias contados, em risco de fechar portas no final de Maio, com dificuldades financeiras. Kyle e a sua trupe conseguiram 10 mil dolares em dinheiro, meteram-nos numa mala e, munidos de camâras de video foram até à loja do sr. Hercules para comprar o seu conteúdo. Pode ver tod a operação em http://youtu.be/yjEiDhOYuy8.

Seis horas mais tarde os cerca de 3000 artigos da mercearia estavam metidos numa camioneta e, sete depois depois de várias multas de estacionamento, a equipa teve a sorte de encontrar Shalom Neuman, um artista local que se ofereceu para mostrar o trabalho do Store Buyout no seu Fusion Arts Museum, na baixa da zona Este de Manhattan.



É nesse espaço que os artistas reformularam o conteúdo da loja Hercules numa coleção de arte conceptual que questiona a nossa percepção do valor das coisas e celebra a arte da conveniência. A exposição já abriu, e se quiser comprar algum dos objetos pode ir ao site http://www.storebuyout.com/