Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rajadas de vento normalizam a partir desta quinta-feira

  • 333

FOTO Tiago Miranda

O vento forte dos últimos dias é "pouco frequente", diz meteorologista do IMPA. A intensidade irá diminuir ao longo do dia, mas as regiões norte e centro terão chuva. O bom tempo volta na sexta-feira.

As fortes rajadas de vento que se têm sentido nos últimos dias em Portugal continental vão diminuir já a partir das 00h desta quinta-feira. No entanto, o dia vai contar com alguma precipitação nas regiões Norte e Centro. Depois, vem o bom tempo.

As rajadas de vento tendem a tornar-se menos frequentes e vão normalizar-se ao longo desta quinta-feira, disse ao Expresso Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Prevê-se que no litoral o vento não ultrapasse os 30 km/h, e nas terras altas os 45 km/h. 

Desde o início desta semana que o litoral e as terras altas contaram com rajadas de vento entre os 70 km/h e 90 km/h. A meteorologista explicou que "este vento se deve a um anticiclone e uma corrente de norte que traz um vento mais intenso" no litoral e nas terras altas". Cristina Simões salienta que a situação é "pouco frequente", mas "normal" para a época.

As previsões apontam para a melhoria do estado do tempo na sexta-feira, mas amanhã as regiões norte e centro deverão contar com muita nebulosidade e períodos de chuva, em geral fraca, em especial no Minho, Douro e litoral. Na região sul "não deverá chover", segundo a meteorologista Cristina Simões.

Para a Grande Lisboa espera-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir do meio da manhã.

A partir de sexta-feira os termómetros vão subir gradualmente e as temperaturas máximas podem chegar aos 25ºC em alguns distritos durante o fim de semana.