Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Quem são os políticos mais bem pagos do mundo?

  • 333

Primeiro-ministro da Singapura, Lee Hsien Loong

JASON LEE/REUTERS

É sabido que os políticos em altos cargos recebem um bom salário. Mas consegue o leitor adivinhar quem é que lidera a lista dos dez políticos mais bem pagos do mundo? A Europa é o continente mais representado.

O diário italiano "La Reppublica" publicou recentemente a lista dos dez chefes de Estado e de Governo mais bem pagos do mundo, cruzando dados divulgados pela CNN Money e pelo diário britânico "The Guardian". Os números chorudos podem não ser uma surpresa. Já alguns nomes talvez o sejam. 

1. Lee Hsien Loong 

O líder da lista é o primeiro-ministro de Singapura, com um salário anual de 1,5 milhões de euros. O político seguiu os passos do seu pai, que foi primeiro-ministro durante mais de três décadas. O ordenado de Hsien Loong é cerca de 30 vezes superior ao salário médio de um cidadão de Singapura. 

2. Barack Obama 

O mediático Presidente dos Estados Unidos da América, que está atualmente no seu segundo mandato, recebe um salário de 370 mil euros anuais. O ordenado do primeiro Presidente negro do país é cerca de oito vezes mais alto do que o de um norte-americano médio. 

3. Stephen Harper 

O primeiro-ministro canadiano recebe por ano cerca de 240 mil euros. 

4. Angela Merkel 

A chanceler alemã recebe um ordenado anual de 215 mil euros. 

5. Jacob Zuma

O Presidente sul-africano recebe cerca de 205 mil euros por ano. Um salário cerca de 21 vezes superior ao de um cidadão comum do seu país. É o Presidente mais bem pago do continente africano. 

6. David Cameron 

O primeiro-ministro britânico recebe cerca de 197 mil euros anuais. Cameron é um dos muitos ingleses que gostam de passar as suas férias no Algarve. 

7. Shinzo Abe 

O primeiro-ministro japonês aufere um salário de 186 mil euros, um valor cerca de seis vezes superior ao de um japonês médio. 

8. François Hollande 

O Presidente francês recebe anualmente 178 mil euros. Durante o mandato do seu antecessor, Nicolas Sarkozy, o ordenado presidencial duplicou. 

9. Vladimir Putin

O Presidente russo também figura na lista dos mais bem pagos, mas não vai além da nona posição. O seu ordenado anual é de "apenas" 125 mil euros.

10. Matteo Renzi

O primeiro-ministro italiano encerra a lista, com um ordenado anual de 114 mil euros. Muitos italianos gostariam de trocar de carteira com ele.