Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portugal é o destino de eleição dos reformados franceses

  • 333

FOTO D.R.

O clima mais quente e o aumento do poder de compra são as vantagens mais citadas pelos franceses

Portugal é um bom país para envelhecer? Para os franceses, sim. O equilíbrio entre clima e o custo de vida que o nosso país proporciona fazem com figure no topo dos destinos ambicionados para passar a velhice com qualidade.

Uma sondagem do instituto Opinion Way, divulgado pelo "Le Figaro" revela que um 18% dos franceses com idades entre os 50 e os 70 anos [num total de 911 inquiridos] escolheria Portugal para viver.

O clima mais quente e o aumento do poder de compra são as vantagens mais citadas pelos franceses. A par de Portugal, Espanha e Marrocos são outros dos destinos referenciados. Além do sol e o menor custo de vida, a  distância "razoável" entre França é encarada como uma mais valia. Portugal está a duas horas de distância de avião. Na lista de desejos dos franceses vêm depois as Maurícias (10%), Tailândia (8%) e Suíça (6%).

Se um em cada três séniores gostaria de passar a reforma no estrangeiro, de acordo com outro estudo encomendado pela empresa Mysilverway, especializada no apoio a reformados que pretendem emigrar, ainda assim, a possibilidade de realização desse sonho é encarada como uma migração "temporária" para 43% dos inquiridos da sondagem do Opinion Way. As dúvidas para romper em definitivo os laços com França prendem-se com o afastamento de familiares e os problemas de saúde.