Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Peter Steele (1962-2010)

Morreu Peter Steele, o vocalista e baixista da banda nova-iorquina de metal gótico Type O Negative que, em 2005, simulou a sua morte com a fotografia de uma lápide que trazia o seu nome. (Veja no final do texto vídeos colocados no YouTube)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

"Sarcástico", "mórbido", "depressivo" e "pornográfico". O fundador e vocalista da banda Type O Negative, Peter Steele, era também "a voz grave" que zombava da morte.

Quando a notícia da sua morte foi divulgada, muitos duvidaram  da veracidade. Afinal, há dois anos, a banda disponibilizara no seu site uma fotografia de uma lápide onde estava inscrito o nome do cantor.

A banda Type O Negative lançou seu primeiro álbum "Slow, Deep and Hard", em 1991.

Músico polémico

O músico de ascendência polaca, russa e islandesa nasceu em Brooklin. Chegou a ser jardineiro do Central Park, em Nova Iorque. E passou pelos Fallout, e pelos Carnivore.

A música e as polémicas marcaram grande parte da sua vida. Esteve anos dependente de drogas, tinha uma depressão crónica, e chegou a ser condenado a pena de prisão.

No lançamento do segundo álbum, "Bloody Kisses", a banda foi alvo da perseguição de grupos de extrema-esquerda, que acusava os músicos de serem nazis. Steele não tardou em responder. Na música "We Hate Everyone" (Odiamos Toda a Gente), diza não se importar "com que os outros dizem".

Ao sétimo álbum - "Dead Again" - aproximou-se do catolicismo, deixando alegadamente de ser ateu militante.