Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Peneda Gerês é um dos mais belos parques naturais para o "The Guardian"

  • 333

Beleza natural, paisagens extraordinárias e vida selvagem foram os critérios para a elaboração da lista

Rui Duarte Silva

No "top ten" elaborado pelo jornal britânico, o parque português ocupa o 4º lugar.

Expressso

Um artigo dedicado pelo "The Guardian" aos mais belos parques naturais no mundo coloca o Parque Nacional Peneda do Gerês em quarto lugar. O passaporte para a entrada na lista, que distingue dez sítios diferentes, incluiu parâmetros como: beleza natural, paisagens extraordinárias e vida selvagem.

O "top", publicado no dia 30 de março, é liderado pelo parque Gran Paradiso, em Itália, seguido do Triglav, na Eslovénia e pelo Oulanka, na Finlândia.

O jornal britânico destaca no caso da Peneda Gerês o facto de ser possível andar num pónei domesticado, os vestígios ainda visíveis do período da ocupação romana - nomeadamente uma estrada de pedra com mais de dois mil anos -e a possibilidade de se encontrarem várias piscinas naturais.

Como melhor altura para visitar o norte de Portugal e conhecer este parque, o "The Guardian" sugere todas as sextas-feiras 13. Isto porque a vila próxima, Montalegre, festeja a noite das Bruxas de forma única, com uma festa, uma espécie de procissão pelas ruas, e um licor regado com mel.



A lista fica completa com os parques Saxon Switzerland, na Alemanha (5.º); o Sarek, na Suécia (6.º); o Kalkalpen, na Áustria (7.º); o Rago, na Noruega (8.º); o Port-Cros, em França (9.º); e o Ordesa, em Espanha (10.º).