Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O vídeo em direto de telemóvel para telemóvel veio para ficar

  • 333

O Twitter lança esta quinta-feira uma aplicação de iPhone que faz o mesmo que o Meerkat. Chama-se Periscope e estava a ser preparada há mais de um ano.

Quando o Meerkat foi para o ar, no final de fevereiro, o Twitter já tinha nas mãos o Periscope. A possibilidade de qualquer utilizador do Twitter fazer streaming (transmissão em direto) a partir de um iPhone para os seus seguidores, sem edição nem filtro, era uma hipótese em estudo nos escritórios da rede social.

O Twitter tinha comprado o Periscope, em janeiro, por 100 milhões de dólares e esperava escolher o momento próprio para lançar a aplicação. O Meerkat, outra aplicação, criada por um jovem chamado Ben Rubin, surgiu primeiro e tornou-se um fenómeno viral no festival de música SXSW, que terminou no domingo passado em Austin, no Texas.

Desde então cresceu no número de utilizadores a um ritmo de 30 por cento por dia. Nas duas primeiras semanas chegou aos 120 mil utilizadores e essa foi desde logo uma das causa que geraram as primeiras tensões entre a rede social e a nova aplicação, que se revelaram na colocação de alguns obstáculos ao acesso da aplicação à plataforma do Twitter.

O Periscope tentará ir um pouco mais além do Meerkat. Enquanto este último só permitia fazer vídeo em tempo real, embora desse a possibilidade ao utilizador de gravar o vídeo no próprio iPhone (por enquanto ainda não existe aplicação para o sistema Android), o Periscope poderá colocar de novo esses streams no ar.