Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O mau sono dos portugueses

47 por cento dos portugueses dormem mal é o alerta dado pelos especialistas. Dia 19 de Março é Dia Mundial do Sono. Clique para visitar o canal Life & Style.

Ana Soromenho (www.expresso.pt)

Os portugueses dormem mal. Eis o alerta de Teresa Paiva, especialista em medicina do sono. Portugal é um país privado de sono, 47% dos portugueses dorme mal e recorre em excesso a medicamentos para dormir.

A especialista recordou que de acordo com dados assinalados pela Proteste em 2004, revelavam que 56% dos portugueses sofriam de sonolência e 21% adormecia ao volante. Mais. Segundo dados do Infarmed tem havido nos últimos oito anos, um aumento de 17,5% de consumo de medicamentos ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e anti-depressivos.

Mesmo assim parece que os ingleses e os alemães ainda conseguem dormir pior do que nós e levantar-se mais cedo. Também não será novidade saber que entre os habitantes da Comunidade Europeia ibéricos são os que se deitam mais tarde.

Ainda a propósito das consequências de mal dormir, no dia 19 deste mês - Dia Mundial do Sono - o Canal Odisseia dedica uma semana inteira ao tema, com um pacote de programas dedicados aos mistérios do sono: os distúrbios extremos no sono das crianças, o sonambulismo, os misteriosos significados dos sonhos e as últimas descobertas farmacêuticas serão alguns dos temas que serão abordados neste especial.