Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

"O ato sexual não gasta muita energia. É quase o mesmo que um jogo de golfe. Não há homem que não possa jogar golfe"

  • 333

O médico octogenário Mário Reis, do Porto, assegura que pouco mudou na vida íntima com a mulher, ao longo dos 53 anos de casamento. "O orgasmo e a erecção são menos intensos, mas mantêm-se. E, para desfazer equívocos, o que as mulheres mais apreciam não é a rigidez, nem o tamanho, o que as senhoras apreciam é... a grossura". Neste quarto episódio de uma série de sete semanas, quatro entrevistados falam abertamente sobre o seu desempenho na intimidade, um projeto do Expresso e da SIC.

Reportagem de Bernardo Mendonça e Maria João Ruela (texto), Hugo Neves (Imagem), João Lemos (Fotografias); Ricardo Sant´Ana (Edição de imagem); Paulo Alves (Grafismo)

Conheça também a história do jornalista e letrista Nuno Miguel Guedes, de 50 anos, que se define como um 'charmeur' com grande sentido de humor, e que a deficiência na perna direita ou a figura pouco atlética não são uma barreira na sedução com as mulheres. "Certamente tive mais mulheres do que mereço. Tenho a fama de D. Juan. Já me habituei e compraz-me. É um afago para o ego".

A auto-estima de Nilda Botelho, aos 62 anos, não está tão elevada. Tem receio de mostrar o corpo na intimidade, depois de ter sido submetida a uma mastectomia. Aos 50 namorou com muitos homens, flirtou, teve muito sexo. "Mas temo que mostrando o meu corpo como está agora iniba um possível namorado de voltar a estar comigo".

Manuela Ralha, de 47 anos, deu a volta ao seu problema. Paraplégica após ter sofrido um acidente de viação há nove anos, conta que a cadeira de rodas já não é um obstáculo para a sexualidade. " Tenho orgasmos e prazer." E afirma que, na rua, quando está com o marido (que não tem qualquer deficiência) sente olhares reprovadores das pessoas que parecem querer dizer: "Coitadinho, deve andar a satisfazer-se por fora. Mas é um herói porque ficou com ela".

O Expresso falou com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Revelamos mais quatro histórias. Veja este sábado a reportagem na E, a nova revista do Expresso, e no Jornal da Noite da SIC.