Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Novo semanário. Do norte para o norte

Novo projeto editoral foi lançado esta sexta-feira em Gaia. Semanário Atlântico nasce com vocação regional e irá para as bancas à sexta-feira. 

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O Grande Porto vai ter um novo semanário a partir de 9 de janeiro. O novo projeto editorial terá a sua sede em Vila Nova de Gaia e pretende dar voz a todos os concelhos da frente atlântica do Grande Porto e ao norte em geral.

O jornal dirigido por Miguel Ângelo Pinto, antigo chefe de redação de "O Primeiro de Janeiro" e ex-diretor do semanário "Grande Porto", terá uma tiragem de 4000 exemplares à sexta-feira e site diário de atualidade noticiosa.

"O Porto perdeu títulos históricos como 'O Comércio do Porto', mais recentes como o 'Grande Porto', e as redações dos jornais nacionais têm vindo a esvaziar-se ao longo dos últimos anos, o que retira poder à região", diz o diretor do novo jornal.

Na opinião de Miguel Ângelo Pinto, a recuperação de poder reivindicativo do Porto e do norte passa por projetos de proximidade, pelo envolvimento dos locais, dando voz a questões de âmbito supramunicipal, da sociedade à cultura.

"O norte precisa de uma tribuna para fazer ouvir a sua voz. É essa a causa que vamos abraçar e esperamos que o norte também nos abrace", sustenta Miguel Ângelo Pinto, que não adianta já as empresas envolvidas no projeto.

O novo jornal, "quase low cost", terá uma redação de três jornalistas experientes e uma equipa de colaboradores.