Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

Nevada autoriza carro sem condutor da Google

  • 333

Três veículos que dispensam o condutor, concebidos pela Google, foram autorizados a circular nas ruas e avenidas deste estado norte-americano.

Carlos Abreu (www.expresso.pt)

A Direção-geral de Viação do Nevada (DGVN) autorizou a Google a prosseguir os testes do seu veículo que dispensa o condutor, nas ruas deste estado norte-americano. Os testes previamente realizados em Las Vegas e Carson City convenceram as autoridades locais. O diretor da DGVN diz mesmo que o veículo é tão ou mais seguro do que aqueles que não dispensam o condutor.

O sistema criado pela gigante norte-americana da Internet, Google, e que foi instalado num Toyota Prius, inclui um radar no tejadilho que deteta peões, ciclistas e outros veículos, evitando assim eventuais atropelamentos ou colisões.

Ainda assim, a autorização concedida à Google exigem a presença de duas pessoas em cada um dos três veículos autorizados: uma no local do condutor e outra a monitorizar o computador onde foi programado o percurso. A ideia é permitir uma resposta imediata a eventuais imprevistos, passando imediatamente para modo manual.

"Estes veículos foram concebidos para evitar as distrações do condutor", afirmou o diretor da DGVN, Bruce Breslow, e deu um exemplo: "Se formos atrás de um camião e aparecerem três mulheres despidas na berma, o carro só vê uma caixa".

Se tudo correr sobre rodas, Bruce Breslow pensa que dentro de três a cinco anos o Nevada poderá autorizar a comercialização de automóveis que dispensam o condutor.