Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Ottavio Missoni

Costureiro italiano, um dos preferidos de celebridades como Jackie Kennedy e Cate Middleton, faleceu hoje em Itália, aos 92 anos.

O empresário italiano de roupa de malha Ottavio Missoni, cujos vestidos de ziguezagues coloridos são imagem de um império da moda, morreu hoje aos 92 anos na sua casa no norte de Itália.

Missoni fundou a marca de moda com a sua mulher Rosita Jelmini em 1953 e as suas criações foram escolhidas pelos ricos e famosos de Jackie Kennedy à Duquesa de Cambridge Cate Middleton.

A marca Missoni tem construído ao longo dos anos uma reputação de inovadora e foi a primeira a voltar-se para o mercado do consumo de massas associando-se ao grupo norte-americano de grandes armazéns Target.

Atualmente o grupo Missoni está ligado ao pronto-a-vestir para homens, mulheres e crianças, assim como à alta-costura e aos perfumes. A empresa é igualmente responsável pelo interior de automóveis da marca Mazda e por dois hotéis de luxo em colaboração com o grupo Rezidor.

Nascido em 1921 na antiga Jugoslávia, começou uma carreira nas pistas de atletismo quando se mudou para Itália e foi campeão nacional antes da Segunda Guerra Mundial.

Durante o conflito internacional combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro de guerra, segundo a agência France Presse.

Como corredor, participou nos Jogos Olímpicos de 1948 em Londres, onde conheceu a futura mulher, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte de Itália.

No início deste ano, o filho mais velho de Ottavio Missoni, Vittorio, de 58 anos, e a mulher deste desapareceram quando viajavam num pequeno avião na Venezuela. Buscas intensas não tiveram resultados.