Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Filipa Vacondeus

FOTO TIAGO MIRANDA

Tinha 81 anos e estava internada há algum tempo. Autora de vários livros, popularizou-se em programas de culinária na RTP. A notícia foi confirmada ao Expresso pela sua editora.

Autora de uma extensa lista de livros de gastronomia e culinária, Maria Filipa Carneiro de Mendonça Côrte-Real Vacondeus, mais conhecida por Filipa Vacondeus, tornou-se conhecida do grande público na década de 1980, depois de ter sido convidada pela RTP para apresentar uma série de programas sobre cozinha.

Autodidata, as receitas económicas tornaram-se a sua imagem de marca, ficando também ligada a uma célebre personagem criada por Herman José - que nela se inspirou - usando sempre "imensa paprika".

Nascida em 1933, Filipa Vacondeus manteve-se sempre ativa, tendo permanecido ligada à RTP Porto durante vários anos. Mais recentemente, estreou um novo programa no canal "24 Kitchen", ao lado da apresentadora Filipa Gomes.

A sua morte foi confirmada ao Expresso pela sua atual editora, a Matéria-Prima Edições, com a qual publicou os seus últimos livros, sendo o mais recente "Os petiscos da Filipa" (em 2013).