Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

Morreu a soprano australiana Dame Joan Sutherland (1927-2010)

  • 333

Joan Sutherland, considerada uma das grandes vozes do bel canto do século XX, morreu aos 83 anos na Suíça. Era conhecida como "La Stupenda".(Veja no final do texto vídeos colocados no YouTube)

A soprano australiana Joan Sutherland, considerada uma das grandes vozes do bel canto do século XX, morreu domingo aos 83 anos na Suíça, na sequência de uma queda.    Joan Sutherland retirou-se dos palcos em 1990, mas ficou sempre com o cognome "La Stupenda", por ter interpretado em 1960, em Itália, a ópera "Alcina", um ano depois da sua estreia em Londres.      Ao longo da carreira interpretou as mais importantes peças do repertório operático, de Mozart a Verdi, de Donizetti a Puccini, de Offenbach a Bizet. 

Dame Joan atuou em Lisboa na véspera do 25 de abril

A história da soprano australiana passou também por Portugal, já que atuou no Coliseu de Lisboa na véspera da Revolução dos Cravos, a 24 de abril de 1974, na ópera "La Traviata".      Um ano depois de se retirar dos palcos, em 1991, a rainha Isabel II de Inglaterra atribuiu-lhe a ordem de mérito "Dame".