Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

Morreu a cantora Etta James, lenda da soul e dos blues (1939-2012)

  • 333

Calou-se a cantora norte-americana que deu voz a êxitos como "At Last", "The Wallflower" e "Something's Got a Hold on Me". Etta James morreu hoje, na Califórnia, vítima de leucemia.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Etta James, que foi hospitalizada no passado fim de semana, morreu hoje na Califórnia, aos 73 anos. A cantora blues e soul foi distinguida com seis Grammys ao longo da carreira, gravou 30 álbuns originais e em 1993 entrou para o Rock & Roll Hall of Fame.

A lendária cantora conhecida como "Miss Peaches" entrou para o top dez do Reino Unido com "Just Wanna Make Love To You", gravada em 1960, e que ficou celebrizada num anúncio publicitário da Coca-Cola.

O primeiro dos seis prémios Grammy que a cantora viria a receber foi atribuído em 1994, por seu  álbum "Mystery Lady: The Songs of Billie Holiday".

Cantora de êxitos como "At Last", "Tell Mama", "The Wallflower" e "Something's Got a Hold on Me", Etta James começou a cantar  ainda criança, numa igreja. Na adolescência, fez parte de um grupo "doo-woop".

Nos anos 60, passou por momentos difíceis por causa da sua dependência em heroína, vício do qual se libertou em meados dos anos 70, quando se tornou numa das mais respeitadas vozes da soul e dos blues.