Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Melhor app da Europa é de surf e em português

  • 333

“Stoke”. Aplicação para telemóvel está disponível desde novembro e é gratuita

António Pedro Ferreira

Quatro jovens portugueses criaram uma aplicação para navegar nas melhores ondas. Chama-se "Stoke" e pode ser descarregada gratuitamente no telemóvel.

Stoke" é a palavra para expressar "o êxtase de apanhar uma onda" e dá nome a uma aplicação para telemóvel que permite o acesso às melhores ondas, explicou ao i Joana Matos, autora da ideia. A app foi agora distinguida como a melhor da Europa no Mobile World Congress, em Barcelona e por onde passaram 85 mil pessoas.

Possível de descarregar sem qualquer custo, a ferramenta dedicada ao surf reúne um vasto manancial de informação e até dá bónus ao utilizador. Criar relatórios sobre o estado do mar com informação do Instituto Hidrográfico, reunir fotografias, fazer avaliações das condições do local, saber onde os amigos estão a surfar e em que praia estão as melhores ondas no momento são algumas das funcionalidades da "Stoke". Tem ainda a vantagem de atribuir pontos pela utilização que podem ser trocados por descontos em lojas associadas à modalidade, por exemplo PAEZ ou Bana Surf Shop.

A app está disponível desde novembro e tem a chancela MIT-Portugal. Surgiu quando Joana Matos fazia um mestrado em Gestão. A equipa foi depois reforçada, com mais três elementos (João Rodrigues, Francisco Brito e Nuno Ferro), e precisou de um ano para fazer nascer o projeto.