Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mário Soares está em Évora para visitar Sócrates

Mário Soares esteve esta manhã em Évora para visitar José Sócrates

Nuno Veiga/Lusa

Antigo Presidente da República entrou há momentos no Estabelecimento Prisional de Évora, onde se deslocou para manifestar solidariedade a José Sócrates.

Mário Soares já se encontra no interior do Estabelecimento Prisional de Évora, onde se deslocou esta manhã com o intuito de visitar José Sócrates, preso preventivamente desde a noite de segunda-feira por suspeita de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

O antigo Presidente da República procurou evitar as perguntas dos jornalistas presentes no local e prometeu uma declaração para depois da sua saída da prisão.

Solidário desde sempre com o antigo primeiro-ministro socialista, já no dia de ontem Soares se insurgira com o "anormal aparato fortemente lesivo do segredo de justiça" que rodeou a detenção de Sócrates. Num artigo de opinião publicado no "Diário de Notícias", Soares defendeu que o que foi feito a Sócrates "não pode passar em vão", manifestando claramente contra "o espectáculo mediático que a comunicação social tem feito, violando também ela o segredo de justiça".



Mário Soares é assim a segunda figura pública de relevo a dirigir-se à prisão alentejana para visitar José Sócrates, depois de idêntica iniciativa de Capoulas Santos. Residente em Évora, o antigo ministro da Agricultura e atual eurodeputado deslocou-se ontem ao Estabelecimento Prisional da cidade para "um abraço de solidariedade" a Sócrates, visita em que foi acompanhado pela ex-mulher do detido, Sofias Fava.