Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Manuscritos de Isaac Newton à distância de um clique (vídeo)

Trabalhos originais escritos por Isaac Newton estão agora disponíveis online, graças a uma iniciativa da Universidade de Cambridge.

Ana C. Oliveira (www.expresso.pt)

Os trabalhos e manuscritos originais de Isaac Newton, cientista e pensador dos séculos XVII e XVIII considerado por muitos uma das mentes mais brilhantes de sempre, estão agora pela primeira vez disponíveis online. Cerca de quatro mil páginas de manuscritos e anotações de Newton já foram disponibilizados numa biblioteca digital pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde estão guardados os trabalhos mais significativos do matemático. Durante os próximos meses, a universidade vai disponibilizar novas digitalizações dos originais de Isaac Newton, entre as quais já consta o seu exemplar anotado e revisto de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural". A biblioteca da Universidade de Cambridge, cuja coleção de livros, mapas e outros documentos tem crescido ao longo dos últimos seis séculos, pretende também incluir neste projeto online obras de cientistas como Charles Darwin, Adam Sedgwick ou James Clerk Maxwell, entre outros, tornando as suas obras acessíveis para o ensino e investigação.

"Princípios Matemáticos da Filosofia Natural"

"Conseguimos ver a mente do Newton a trabalhar e o seu pensamento a desenvolver-se", refere Grant Young, responsável da biblioteca pelo processo de digitalização, em relação ao exemplar anotado de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", considerada a obra mais importante de Isaac Newton. "O livro está danificado, é muito delicado e raramente é exibido. Antes, quem o quisesse ver tinha de vir a Cambridge e pedir uma autorização. Agora, está à distância de um clique", acrescenta Grant Young. Entre as obras já digitalizadas incluem-se manuscritos escritos por Isaac Newton ao longo da sua vida. Destacam-se aqueles que começou a escrever em 1664/65, quando foi afastado de Cambridge devido à Grande Praga de Londres, nos quais começa a desenvolver algum do seu trabalho mais importante sobre cálculo. A pedido dos familiares de Newton, muitos destes manuscritos foram revistos pelo seu colega Thomas Pellet com o intuito de serem publicados. Ao longo das páginas disponibilizadas pela biblioteca digital podem ver-se as suas anotações, indicando: "Não é adequado para publicação". Veja um vídeo explicativo do pensamento matemático de Isaac Newton em 1664/65: