Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Linces ibéricos à solta já na próxima semana

'Fresa' foi uma das últimas fêmeas de lince soltas em território espanhol

ICNF

Dois linces ibéricos oriundos de centros de reprodução em cativeiro vão ser libertados em território nacional, pela primeira vez, na próxima semana. A "solta branda" vai acontecer a 16 de dezembro, anunciou esta manhã o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Carla Tomás

Carla Tomás

Jornalista

Um cercado no Parque Natural do Vale do Guadiana vai ser o novo lar dos primeiros dois linces que serão libertados em habitat natural em Portugal. A solta branda dos dois exemplares saídos de centros de reprodução em cativeiro será feita na próxima terça-feira, numa herdade privada junto de Mértola, no Alentejo. Até à primavera deverão ser soltos mais oito.

'Jacarandá', uma fêmea com três anos, proveniente do Centro Nacional de Reprodução de Linces Ibéricos (CNRLI) de Silves, e 'Kathmandu', um macho de dois anos vindo do centro de Granadilla, em Espanha, vão juntar-se numa área vedada de dois mil hectares. Só no fim da época de caça, em fevereiro, é que poderão sair do cercado.

Em julho passado, o secretário de Estado do Ordenamento do Território, Miguel de Castro Neto, assinou juntamente com 20 outras entidades - entre proprietários, agricultores, caçadores e organizações não-governamentais do ambiente - um Pacto Nacional para a Conservação do Lince Ibérico, que permitiu juntar esforços para que as condições fossem criadas para dar agora este passo.

O lince ibérico é uma espécie "criticamente em perigo", que praticamente tinha desaparecido do território nacional. Na última década foi desenvolvido um programa de ação para a conservação do felino mais ameaçado do mundo, que tem dado os seus frutos.

A cerimónia de solta será presidida pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva. No mesmo dia será inaugurada uma exposição intitulada "No caminho do Lince Ibérico" e o miradouro de Vale Fuzeiros, no CNRLI, em Silves. Também será apresentado o novo sinal de perigo específico para a presença de lince nas estradas e que já está homologado pelo Ministério da Administração Interna.