Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Juan Antonio Samaranch (1920-2010)

Morreu hoje em Barcelona, de insuficiência coronária aguda, o presidente de Honra do Comité Olímpico Internacional. Juan Antonio Samaranch tinha 89 anos. (Veja vídeo no final do texto)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Juan Antonio Samaranch faleceu no Hospital Quirón, em Barcelona, onde havia sido hospitalizado no passado domingo. O corpo está em câmara ardente no Palácio de la Generalitat, um privilégio das personalidades distinguidas com a Medalha de Ouro da cidade.

Samaranch foi a maior presença espanhola no mundo do desporto, tendo sido o mais influente presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) desde a sua fundação por Pierre de Coubertin. Presidiu a organização durante 21 anos, um longo tempo só superado pelo "pai" do COI (1986-1925)

Para se ter uma ideia do seu prestígio internacional, era  o espanhol mais famoso e querido na China e nos antigos países de Leste, refere o jornal "El País".

O site do Comité Olímpico Internacional presta-lhe tributo.

Presidente carismático

Distinguiu-se por seu carisma, habilidade e capacidade de gestão, por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1992, cuja XXV edição decorreu na sua cidade natal.

Despediu-se, há quase nove anos, da presidência do COI, em Moscovo, onde havia sido eleito. A idade, o estado de saúde e o desgaste pelos 21 anos considerados os mais cruciais da história olímpica levaram-no a virar a página. 

Pertencia a uma família da alta burguesia catalã, filho de um milionário têxtil.

Uma das últimas aparições públicas de Samaranch foi em Fevereiro do ano passado, no I Global Sports Fórum de Barcelona, onde fez o discurso inaugural, aproveitando para apoiar a candidatura Madrid-2016 aos Jogos Olímpicos, com organização finalmente concedida à cidade do Rio de Janeiro.

Em Fevereiro de 2009 esteve em Vancouver, Canadá, a acompanhar a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Juan Antonio Samaranch, "pequeno em estatura" e "dono de um cérebro privilegiado",  morreu a poucos meses de completar 90 anos, depois de uma vida quase toda dedicada ao desporto, em Barcelona, onde nasceu, de paragem cardio-respiratória.