Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

José Manuel Portugal deixa direção de Informação da RTP

  • 333

Nomes para a próxima direção serão enviados para aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social entre o final desta semana e o início da próxima.

O jornalista José Manuel Portugal deixou esta quarta-feira a direção de Informação da RTP. A decisão foi formalizada ontem à noite, comunicada internamente esta tarde na estação pública e resulta do processo de reorganização diretiva que está a ser adotado pela nova administração da empresa. Os nomes da próxima direção deverão ser enviados para aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) entre o final desta semana e o início da próxima.

Segundo apurou o Expresso, o nome do próximo diretor de Informação já está fechado pela nova administração - presidida por Gonçalo Reis -, embora ainda não tenha sido comunicado internamente.

Isto porque a administração vai ainda submeter ao Conselho Geral Independente (CGI) a proposta de novo organograma para as várias direções da empresa e só depois de esse documento ser aprovado é que serão definitivamente fechados, e comunicados, todos os nomes escolhidos para os cargos. 

José Manuel Portugal tinha sido nomeado diretor de Informação da RTP em dezembro de 2013, em substituição de Paulo Ferreira, que então tinha apresentado a sua demissão do cargo. Contactado pelo Expresso, o jornalista não quis comentar a sua saída do cargo, explicando apenas que apesar desta destituição irá manter-se nos quadros da empresa.

Quando assumiu o cargo em 2013, José Manuel Portugal foi o terceiro diretor de Informação durante o mandato da anterior administração, liderada por Alberto da Ponte. Em 2012, recorde-se, o jornalista Nuno Santos - que tinha transitado da anterior administração - demitiu-se da direcção de Informação depois de entrar em choque com a equipa de Alberto da Ponte, na sequência do 'caso' do acesso indevido de agentes da polícia a imagens não editadas da RTP sobre uma manifestação à porta da Assembleia da República.