Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Joaquim Vital ( 1948 -2010)

Morreu Joaquim Vital, grande escritor português e figura da cultura portuguesa em França. O fundador da editora La Différence teve morte súbita, em Lisboa. Funeral está previsto para amanhã, em hora e local a serem anunciados.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Editor , escritor e tradutor, Joaquim Vital era uma das grandes figuras da cultura portuguesa em França. Fundador da editora La Différence, foi responsável pela edição de textos de autores como Sophia de Mello Breyne Andresen, Urbano Tavares Rodrigues e Eça de Queiroz. Editou, também, obras de Fernando Pessoa e ensaios de temática pessoana da autoria de José Blanco ou José Gil. 

Considerado por Urbano Tavares Rodrigues como uma "figura brilhante de uma grande riqueza cultural", a sua morte significou "uma grande perda para a edição francesa.

"Figura nuclear na difusão da cultura portuguesa"

Para o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, "foi uma figura nuclear na difusão da cultura portuguesa em França.

Sobre os editores, Joaquim Vital tinha uma opinião muito singular. "Pode dizer-se, parafraseando Fernando Pessoa, que há três espécies de editores: os que publicam os livros de que gostam, os que gostam dos livros que publicam, os que não gostam de livros - e que não são editores. É a esta terceira categoria que pertencem os industriais e financeiros que decidiram, por razões de estratégia empresarial, atacar o mercado do papel impresso".

Entrevistado recentemente pelo Expresso, o fundador das Éditions de la Différence (França) assumia-se como um estrangeirado.  Preso por Salazar aos 16 anos, partiu para a Bélgica, em exílio, aos 18 anos, depois de, dizia, "ter ficado definitivamente adulto na prisão". Sete anos depois, radicou-se em Paris.

Homem de "convicções de extrema-esquerda", só depois do 25 de Abril é que pôde regressar a Portugal.   

Joaquim Vital faleceu no passado sábado de crise cardíaca, num café em Lisboa, onde estava a passar o fim-de-semana com a mulher, de visita à mãe. Tinha 62 anos.