Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Infante D. Henrique interativo

  • 333

Museu municipal Casa do Infante, no Porto, inaugurou esta terça-feira centro interpretativo inovador dedicado ao Infante Sagres e aos Descobrimentos

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

A casa-museu onde nasceu o Infante D. Henrique terá a partir desta terça-feira patente ao público um centro interpretativo da vida e obra do navegador que deu novos mundos ao mundo.

Designado "O Infante D. Henrique e os Novos Mundos", o novo centro explora o cruzamento de culturas reveladas pelas descobertas quinhentistas através de interfaces inovadores e interativos, além de quatro obras vídeo comissariadas pelos artistas Julião Sarmento, Albuquerque Mendes, João Onofre e Pedro Tudela.

Na inauguração do novo centro estiveram presentes Rui Moreira, o vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, e a artista plástica Maria Cândida Camossa de Carvalho, presidente da Associação para a Divulgação da Cultura de Língua Portuguesa (ADCLP), mecenas do projeto.

O centro contou ainda com o financiamento do programa "ON:2 - O Novo Norte", através do QREN e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.