Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Henry Edward Roberts ( 1942-2010)

Morrreu um dos pioneiros dos PC. Criador do computador Altair 8800 e inspirador da criação da Microsoft, Henri Edward Roberts tinha 68 anos.

Maria Luiza Rolim (www.express.pt)

O mundo da informática deve muito a  Henry Edward Roberts. O "pai" dos computadores pessoais impulsionou Bill Gates e Paul Allen a fundarem, na década de 1970, a Microsoft.

"Assumi que havia mais malucos como eu que gostariam de ter um computador", disse o criador do Altair 8800 em entrevista ao "Atlant Journal-Constitution", em 1997.

Criador do primeiro PC

Ex-militar, fazendeiro e médico, o criador do primeiro PC dedicou a maior parte da vida à informática e disse recentemente a Bill Gates que pretendia trabalhar com novos equipamentos utilizando a nanotecnologia.

Nascido em Miami, Henry Edward Roberts serviu na Força Aérea dos EUA, licenciou-se em Medicina e chegou a trabalhar como médico. Mas, devido seu interesse pela tecnologia, decidiu tirar Engenharia Eléctrica na Universidade Estadual de Oklahoma, onde se formou em 1968.

Começou por produzir calculadoras comerciais, mas acabou por se endividar quando grandes empresas como a Texas Instruments entraram no negócio. A quebra nas finanças levou-o a voar mais alto: pensou em como seria bom ter um computador para uso pessoal.

Passou a interessar-se pelos computadores quando esses equipamentos apenas estavam disponíveis nas universidades. Teve, então, a ideia de criar esse tipo de máquinas para se ter em casa. Segundo o seu filho David Roberts - citado pela agência AP -, fê-lo para pagar as dívidas.

Fundou a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS).  

Bill Gates foi a Geórgia para o funeral do seu mentor. "O dia em que o nosso software correu no Altair foi o início de grandes coisas", lê-se na homenagem prestada pelos fundadores da Microsoft.

Henry Edwards Roberts morreu dia 2 de Abril, em Macon, Geórgia, de pneumonia.