Greve da CP. Apenas 10% dos comboios circularam este domingo
05.04.2015 às 21h48

Dos 604 comboios programados, circularam apenas 65.
António Cotrim/Lusa
Até às 18h00 deste domingo circularam apenas 65 dos 604 comboios programados. São esperadas novas paralisações amanhã, segunda-feira, com cerca de 80 a 90% dos comboios suprimidos.
A greve dos trabalhadores da CP está a ter um forte impacto na circulação de comboios, tendo sido realizadas apenas 10% das viagens programadas, cenário que se deverá manter na segunda-feira, segundo fonte da empresa ferroviária.
A porta-voz da CP, Ana Portela, adiantou que, até às 18h00, circularam apenas 65 dos 604 comboios programados, tendo sido afetados essencialmente os serviços regionais, que ficaram sem comboios, e os urbanos de Lisboa e Porto.
No Porto, realizaram-se cinco das 18 viagens planeadas e em Lisboa apenas 30 de um total de 251. Quanto ao transporte de longo curso, foram anuladas 20 ligações Intercidades e Alfa, num total de 46.
A CP perspetiva igualmente fortes perturbações da circulação na segunda-feira, data em que se cumpre o segundo dia de greve dos revisores, antecipando que venham a ser suprimidos entre 80 a 90% dos comboios, sobretudo nas ligações regionais e urbanas."Vamos tentar realizar os comboios de longo curso para dar resposta aos regressos do fim de semana prolongado da Páscoa", sublinhou Ana Portela.
A paralisação deste domingo foi convocada pela Federação do Sindicato dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) e faz parte de uma ação que tem decorrido nos últimos meses de greve aos dias de feriado e horas extraordinárias.
Alguns revisores, que na quinta-feira fizeram um primeiro dia de greve, aderiram à ação de sexta-feira (feriado), de sábado (horas extraordinárias) e deste domingo (feriado e horas extraordinárias), seguindo assim o apelo do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SNTSF). Na quinta-feira e na sexta-feira, a percentagem de viagens anuladas ultrapassou os 80% e hoje ronda os 90%.