Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Facebook disfarçado de Excel para enganar o chefe (vídeo)

ExcellBook está disponível, gratuitamente, para PC e Mac

Nova aplicação permite postar no Facebook enquanto se trabalha, sem ser apanhado pelo chefe.

Numa guerra interminável pela produtividade, patrões de todo o mundo continuam a proibir os seus colaboradores de navegarem no Facebook durante o horário de expediente. Mas agora, uma nova aplicação desenvolvida pela marca de pronto a vestir Diesel, no âmbito da sua campanha "Be Stupid At Work" (Seja Estúpido no Emprego), poderá trocar-lhes as voltas. Vejamos como.

Simulando uma tradicional folha de cálculo, a nova app permite atualizar o seu estado na popular rede social e responder a comentários postados por amigos, bem como linkar conteúdo e, supostamente, conversar em tempo real com eles. Tudo isto a partir de uma interface que visualmente imita uma tradicional folha de cálculo. Resta saber quanto tempo vai levar o chefe a topar a marosca. Porquê?

É que o Expresso já experimentou o ExcellBook e reparou, por exemplo, que os falsos valores em moeda ainda aparecem com cifrões, os descritivos estão em espanhol e os nomes dos amigos ligam diretamente para os seus perfis no Facebook. Com o chefe nas imediações, clicar sem querer num destes nomes pode ser a "morte do artista".

Uma última nota só para dizer que, pelo menos durante o teste que realizámos, o módulo de conversa em tempo real nunca funcionou.