Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Espirrar pode ser sinal de excitação sexual

Há quem tenha ataques incontroláveis de espirros quando pensa em sexo. Dois médicos britânicos decidiram investigar o fenómeno, que está ligado a uma falha no sistema nervoso.

Espirrar pode estar relacionado com excitação sexual. Quem o diz são dois médicos britânicos, num estudo divulgado na publicação científica Journal of the Royal Society of Medicine.

A ligação entre um ataque de espirros e a excitação sexual é explicada através de uma falha no sistema nervoso, dizem os especialistas. Embora não aconteça com toda a gente, o fenómeno é mais comum do que se pensa e pode até mesmo ser genético.

Os médicos decidiram investigar a relação entre os dois comportamentos após lerem um relato sobre um paciente que tinha ataques incontroláveis de espirros cada vez que pensava em sexo. Numa breve pesquisa em fóruns e salas de chat na Internet os especialistas descobriram outras 17 pessoas, de ambos os sexos, com os mesmos sintomas.

"Pode parecer estranho mas este reflexo demonstra a existência de relíquia evolucionária na estrutura de uma parte do sistema nervoso autónomo", explica um dos otorrinolaringologistas, Mahmood Bhutta. "Essa é a parte do sistema nervoso que comanda coisas sob as quais não temos controlo, como os nosso batimentos cardíacos ou a quantidade de luz que entra nas nossas pupilas".

O médico explica ainda que "por vezes nesta zona os sinais ficam cruzados", o que pode levar algumas pessoas a espirrarem quando pensam em sexo. Contudo, por vergonha a grande maioria destas pessoas não procura ajuda médica.