Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Entrevistas de Jackie Kennedy finalmente divulgadas

Revelados pensamentos da ex-primeira dama dos Estados Unidos sobre assuntos polémicos, 46 anos após a sua morte.

Christiana Martins (www.expresso.pt)

Apenas alguns meses após o assassinato de John Fitzgerald Kennedy (JFK), seu marido e então Presidente dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy deu seis horas de entrevistas ao historiador e amigo da família Arthur Schlesinger Jr. Passados 46 anos, estas conversas serão finalmente tornadas públicas.

As entrevistas tiveram lugar na casa de Jackie em Washington e abordaram temas como o seu casamento com JFK, os anos passados na Presidência, as campanhas eleitorais e os pensamentos sobre um eventual segundo mandato.

Fazendo parte do espólio do departamento de História Oral da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, as conversas foram mantidas inéditas, por tempo indefinido, a pedido da própria ex-primeira dama.

Desde a morte de Jackie, em 1994, e do seu filho Jonh Kennedy Jr, em 1999, que as decisões sobre o espólio são tomadas pela única filha do casal que está viva, Caroline. Segundo a Associated Press, esta vai escrever agora a introdução das transcrições das entrevistas. O livro deverá ser publicado pela editora Hyperion em Setembro do próximo ano.

Jackie nunca chegou a publicar as suas memórias e alguns dos temas incluídos nas conversas raramente eram abordados em público. Esta obra ainda não tem título conhecido e deverá contar ainda com um capítulo escrito por um historiador.

Arthur Schlesinger Jr., que por duas vezes ganhou o Prémio Pulitzer, faleceu em 2007.