Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

E que tal 25 graus para entrar no fim de semana?

  • 333

O bom tempo regressa já a partir desta sexta-feira em todo o território português

FOTO PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem boas notícias para quem aprecia a manga curta, o sol e afins - mas só lá para sexta-feira e em diante, porque antes ainda poderá haver chuva.

As temperaturas mínimas vão subir gradualmente no final desta semana, a partir de sexta-feira, devido à passagem de uma massa de ar quente que proporcionará céu limpo em todo o território e ainda temperaturas a rondarem os 25 graus centígrados, com tendência a aumentarem até 1 de abril. Mas, até lá, ainda pode chover esta quinta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o pico de temperaturas quentes será a 31 de março (terça-feira) e a 1 de abril (quarta-feira). 

Portugal está, "neste momento, numa situação depressionária que se deslocará para sueste durante esta semana, mas, embora chova no dia 26, o anticiclone terá tendência a intensificar-se e a localizar-se a oeste do território", afirma ao Expresso fonte do IPMA, acrescentando que o anticiclone transportará, na sua circulação, uma massa de ar quente que proporcionará temperaturas mínimas a rondarem os 25º graus, com tendência a subirem gradualmente em todo o território português.  

Embora o IPMA afirme que os modelos existentes podem alterar-se durante a semana, "tudo indica que as temperaturas vão aumentar a partir de dia 27 de março" - lá está, sexta-feira.